A empresa com sede em Roma, Schiattarella Associati, divulgou o projeto de um novo complexo de mesquitas comunitárias na cidade de Ha'il, na Arábia Saudita, usando elementos culturais tradicionais da arquitetura Najd para criar um novo marco na área. A mesquita Al Jabri de 22.500 metros quadrados acomoda 3000 pessoas e se concentra no "princípio de uma cidade orientada para as pessoas utilizando uma linguagem contemporânea respeitosa e atenta no uso de formas e materiais".
Uma grande praça central forma um ponto focal do complexo, servindo como o espaço social primário, acessado através de uma série de corredores cobertos e pátios sombreados. Ao redor disso, existem inúmeras comodidades comerciais, incluindo restaurantes e cafés no nível do solo, com bibliotecas, escritórios e uma escola do Alcorão acima. Instalações esportivas também são implementadas para envolver a juventude local.
Criar a mesquita principal foi, naturalmente, o principal objetivo do projeto. O volume atinge uma presença ilusória de flutuação na água, e a diagonal cortada na fachada de pedra indica o limiar entre interior e exterior, o público e o sagrado. No interior, o espaçamento intencional entre paredes permite a propagação da luz natural em todo o espaço de oração, evidenciando e refletindo superfícies.
O resultado é um espaço onde a luz domina sublinhando a sua sacralidade e, ao mesmo tempo, promove a meditação e a oração respeitando plenamente a tradição e a cultura locais.
Este caminho de iluminação é invertido ao pôr-do-sol quando o edifício é iluminado como um marco com o uso de luzes artificiais. Com a luz difusa e indireta penetrando no salão interno da oração, os níveis de intensidade luminosa aumentam para o mihrab, um nicho na parede a partir do qual a oração é conduzida e um indicador da direção de Makkah.
Notícia via: Schiattarella Associati.