A primeira fase daquela que se tornará a maior garagem de bicicletas do mundo foi inaugurada ao público em Utretch, Países Baixos. Atualmente com 6.000 vagas, ao final de 2018 terá espaço suficiente para abrigar 12.500 bicicletas - superando a atual estação de metrô de Kasai, em Tóquio, que detém o record de 9.400 vagas. Quando concluída, na garagem e seus arredores poderão estacionar 22 mil bicicletas.
O estacionamento de bicicletas faz parte de uma grande remodelação da estação ferroviária central Stationsplein, um projeto de Ector Hoogstad Architecten encabeçado pela Cidade de Utrecht, ProRail e NS (Dutch Rail). As 22.000 vagas totais serão divididas entre cinco lotes localizados perto das entradas das estações, facilitando o deslocamento multimodal.
Aberto 24 horas por dia, o estacionamento utiliza um sistema digital para ajudar os usuários a encontrarem suas vagas. Os ciclistas também terão acesso a uma estação de serviço de bicicletas, com manutenção e venda de peças e acessórios.
O estacionamento é dividido em três níveis: a cobertura e o inferior serão usados para o armazenamento diurno, enquanto o piso intermediário disponibiliza vagas a longo prazo. Uma área especial oferecerá vagas para modelos incomuns, como bicicletas duplas ou com carrinho lateral. O estacionamento é gratuito até 24 horas.
"É um grande desejo ter tantos bicicletários quanto há bicicletas, para que todos os ciclistas possam estacionar em um lugar adequado", anunciaram as autoridades municipais em um comunicado de imprensa.
Via City of Utrecht.