O arquiteto chinês Zhang Ke, fundador do standardarchitecture foi premiado com a Medalha Alvar Aalto 2017. Apresentada pelo Museu da Arquitetura Finlandesa, a Associação Finlandesa de Arquitetos SAFA, a Sociedade Arquitetônica, a Fundação Alvar Aalto e a Cidade de Helsinque, a medalha reconhece um arquiteto que, nas palavras do Museu da Arquitetura Finlandesa, é "excepcionalmente talentoso" no campo da arquitetura criativa e continuou com o legado de um projeto sustentável e humano de Aalto".
O júri do prêmio, composto por Toshiko Mori, Tina Saaby, Asmo Jaaksi e Vesa Oiva, buscou este ano reconhecer um talento emergente e enfatizar o lado humanista da arquitetura em um ano definido pela instabilidade política. Em sua citação para Zhang Ke, o júri elogiou-o como um arquiteto que "resiste ao contexto da rápida urbanização da China e promove a individualidade em um esforço para manifestar um ponto de vista alternativo, indo contra o mainstream comercial das práticas padronizadas no país".
"Ele demonstra uma compreensão extrema de detalhes e de materiais em sua arquitetura em circunstâncias às vezes muito desafiadoras, como em comunidades remotas com acesso limitado à tecnologia", continuaram. "Sua arquitetura serve uma grande ideia e uma grande imagem que é universal, mesmo que cada projeto seja muito específico para seu programa e local. É porque seus projetos são coerentes em todos os níveis, desde a materialidade, a abordagem ao programa e a sua compreensão de seus aspectos sociais."
Agora, comemorando seu 50º aniversário, a Medalha Alvar Aalto foi entregue pela primeira vez a Aalto em 1967 e foi concedida intermitentemente desde então. Zhang Ke é o 13º destinatário da medalha e junta-se a uma lista que inclui James Stirling, Jørn Utzon, Tadao Ando, Alvaro Siza, Glenn Murcutt, e Steven Holl. Os últimos arquitetos que receberam o prêmio foram os arquitetos espanhóis Fuensanta Nieto e Enrique Sobejano da empresa Nieto Sobejano Arquitectos, que receberam a medalha em 2015.