Contribuir com a paisagem natural é um objetivo constante no portfólio de atuação da Camposaz. Com isso em vista, eles projetaram um pavilhão de informações turísticas em Roccamonfina na Itália. O pavilhão de madeira está localizado próximo a um acesso para pedestres do parque municipal adjacente e com vistas deslumbrantes para as montanhas próximas, um fator determinando para o projeto.
O pavilhão pode ser dividido em três componentes - uma entrada central, um mirante em direção às montanhas e o centro de informações. Para a definição do programa foram criadas as áreas do mirante e do centro de informações. A entrada em nível na parte central, divide o programa e se estende até o guarda-corpo do mirante sem nenhuma barreira física.
A estrutura principal é composta por quatro quadros de madeira, cada um com um perfil diferente para sustentar a geometria do telhado. Os dois quadros das faces externas possuem travamento diagonal para garantir a estabilidade estrutural sem impedir a circulação entre os espaços. Uma conexão de madeira é usada em todos os cantos direitos da base, onde três vigas se encontram, se repetindo em oito pontos. O piso elevado do mirante e do centro de informações também serve como um elemento estrutural, mantendo a ortogonalidade entre os quatro quadros principais. As vigas do telhado também compartilham um detalhe de interligação comum, a angulação vertical assume as cargas das duas vigas que elas suportam.
Dentro da geometria do telhado, as peças menores vencem o menor vão e são responsáveis pelo sombreamento dentro do pavilhão. Os arquitetos usam dois painéis no centro de informações para definir o espaço. Em contraste, o mirante possui apenas um painel na parte posterior enquanto deixa a vista livre para as montanhas.
Ao longo do desenvolvimento do projeto e da construção, a Composaz utiliza a habilidades dos arquitetos, designers e carpinteiros, para aprimorar o processo criativo. Torna-se evidente ao longo do processo de fabricação das peças, da montagem e operação do edifício que esta integração de habilidades é imperativa para o processo de projeto.
Arquitetos: Camposaz
Arquitetos responsáveis: Alessandro Chojwa Sagrera, Ertunç Hünkar, Kady Wong, Lorenzo Massimiano, Yangkenan Li
Localização: Roccamonfina, Italy
Ano: 2017
Área: 12 sqm
Colaboradores: Paul Schrijen, Tatiana Levitskaya, Giovanni N. Wegher, Massimiliano Piffer
Consultor: Gabriel Lenghel
Fotografoia: Lorenzo Massimiano