- Área: 55 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:BoysPlayNice
-
Fabricantes: Nieuw rood bont gesinteld, Vola, Zumtobel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os povos tradicionais da região de Moravia Meridional na República Checa se caracterizam por seu distintivo planejamento urbano. As ruas estão alinhadas com as filas em forma de "L" das casas, vizinhas umas das outras em estreitos terrenos retangulares, cada uma com seu próprio largo e estreito pátio posterior. Um lar unifamiliar multigeracional consta de três partes: a residência da rua habitada pelos pais e seus filhos, um lar para os avós que margeia um pátio e um terreno restante na parte posterior da propriedade que tradicionalmente era utilizado para a agricultura de pequena escala. Em geral, as casas frontais são mais amplas e contam com técnicas de construção mais elaboradas. A fachada, por exemplo, a apresentação pública da casa ao bairro, é revestida e colorida com tons naturais e leves. As edificações posteriores, entretanto, permanecem tipicamente sem revestimento já que tal resposta era um gasto desnecessário. O uso de uma arquitetura de tijolo à vista para as edificações posteriores era uma solução simples, duradoura e rentável, que irradiaria familiaridade e calidez.
Decidi respeitar essa tradição nas minhas plantas, usando os tijolos para a construção na parte posterior da propriedade. O edifício é comprido e estreito, conforme a forma histórica do lote. Entretanto, em termos de planejamento estrutural, me afastei da tradição: enquanto uma casa típica seria uma estrutura alongada em forma de 'L' decidi separar a atual frente da residência da nova adição. Ambas casas conservam assim sua identidade individual.
A cobertura plana enfatiza a simples elegância da nova estrutura. Evoca e celebra a perpendicularidade da propriedade, como se a fachada fosse uma cerca adicional da linha do terreno. A fachada de tijolo à vista, que se derrama sobre um pátio também de tijolo, define o limite do jardim posterior. A planta, de um só pavimento, é muito simples e funcional. O ambiente principal conta com uma cozinha aberta e uma mesa grande, adjacente a uma janela de correr sem moldura com vistas ao jardim. Além disso, há um dormitório com um estreito banheiro.
Com essa construção, meu objetivo era criar um espaço modesto, mas totalmente funcional que refletisse e respeitasse seus arredores.