O Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou os arquitetos e instituições responsáveis pela curadoria do Pavilhão dos EUA na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018.
Selecionando através de um concurso aberto e recomendações do Comitê Federal de Exposições Internacionais, a exposição será co-chefiada por membros da School of the Art Institute of Chicago (SAIC) e da Universidade de Chicago e pelos curadores Niall Atkinson, professor da Universidade de Chicago; Ann Lui, professora da SAIC e co-fundadora do escritório de arquitetura Future Firm; e Mimi Zeiger, crítica, editora, curadora e educadora de Los Angeles.
Com o tema Dimensões da Cidadania, a exposição explorará "o significado da cidadania como um conjunto de direitos e responsabilidades na interseção de afiliações legais, políticas, econômicas e sociais".
"É urgente que a arquitetura atue como uma ferramenta importante para entender, moldar e imaginar o que significa ser um cidadão hoje", disseram os curadores em um comunicado de imprensa.
"Nosso objetivo é apresentar os Estados Unidos como um local de pesquisa e prática críticas da arquitetura, na interseção de antigas e novas formas de envolvimento comunitário, ação política e políticas públicas. A globalização, a tecnologia digital e as transformações geopolíticas continuam a desafiar as noções convencionais de cidadania em escalas. Esta exposição apresentará obras de arquitetos, designers, artistas e pensadores que estão respondendo aos modos cambiantes de cidadania de hoje e apresentando visões de modos futuros de pertencimento."
Os expositores individuais que contribuirão para o Pavilhão dos EUA serão anunciados nos próximos meses. O pavilhão estará em exibição na Bienal de Veneza de 2018 de 26 de maio a 25 de novembro do próximo ano.