A arquiteta americana Jeanne Gang, MacArthur Fellow, foi selecionada como destinatária do Marcus Prize 2017.
Concedido a cada dois anos pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, em parceria com a Fundação Marcus Corporation, o prêmio de U$ 100.000 foi estabelecido para reconhecer arquitetos de todo o mundo "em uma trajetória para a grandeza". Além do prêmio em dinheiro, será apoiado um próximo estúdio de projeto liderado por Gang na escola.
Outros ganhadores do prêmio incluem Joshua Prince-Ramus (2015); Sou Fujimoto (2013), Diébédo Francis Kéré (2011); Alejandro Aravena (2009/2010); Frank Barkow, Barkow Leibinger (2007); e Winy Maas, MVRDV (2005).
Gang foi selecionada a partir de um grupo de candidatos de 16 países em 4 continentes, todos os quais requeria-se um mínimo de dez anos de "prática excepcional comprovada".
"[Gang] é adepta do projeto excepcional para todas as escalas - do bairro e da escala urbana aos detalhes de edifícios e elementos internos", comentou o membro do júri, John Czarnecki, editor-chefe da revista Contract. "Sua prática combina pensamento projetual sobre o impacto da arquitetura e do desenho urbano nas cidades, bem como a criação de belos edifícios enraizados em um contexto que resistirão ao tempo".
Projetos recentes e em andamento do Studio Gang incluem uma exposição para o Pavilhão dos Estados Unidos na Bienal de Veneza 2018, a ampliação do Museu de História Natural de Nova Iorque, and “Hive,” a última instalação para o programa Summer Bloc Party do Museu Nacional.
Veja mais sobre a obra do Studio Gang, aqui.