Para mim, a arquitetura toca em muito o que significa ser humano - toca a sociedade, a política, a cultura. E precisamos negociar todos esses limiares para projetar.
Neste vídeo para a CNN Style, a arquiteta Amanda Levete, fundadora do escritório AL_A, discute a importância de identificar e criar limiares de projeto, tanto nas definições literais quanto abstratas do termo. Trabalhando em muitas escalas, o AL_A busca reagir a questões sociais maiores em seus projetos, criando pontos onde as percepções e as emoções podem se transformar.
"A arquitetura em seu aspecto mais distinto é o limite entre a forma construída e onde ela começa e onde ela para. Em cada obra de arquitetura, em cada edifício, há metáforas para limiares - há portais, há arcadas, há portas - e esses momentos significam o momento em que as coisas podem mudar."
Levete também explora a ideia do limiar como editora convidada do CNN Style, comissionando obras da artista Cristina Iglesias, do ex-deputado britânico David Miliband e da escritora Olivia Sudjic sobre temas que vão desde a escultura até os direitos de refugiados ou o real versus o virtual. Leia esses artigos, bem como um ensaio de Levete sobre "comemorar o que nos une", aqui.
Via CNN Style.