O escritório franco-brasileiro Triptyque divulgou o projeto de um edifício de uso misto construído inteiramente em madeira certificada. Localizada em um terreno de 1.025 m² no bairro Vila Madalena, em São Paulo, a proposta é uma inciativa da empresa florestal brasileira AMATA e prevê a construção de uma torre escalonada de 13 pavimentos que totalizará 4.700 m² de área construída e contará com espaços de coworking, coliving e restaurante.
O edifício foi batizado de AMATA e sua estrutura será construída em CLT, um material composto por várias camadas de madeira maciça coladas em duas diferentes direções. O material resultante é capaz de suportar grandes esforços e pode ser empregado na estrutura de edificações em altura.
A proposta apresenta soluções inovadoras não apenas em função do material empregado, a madeira, mas também por sua rápida construção e longa durabilidade. De acordo com os arquitetos, "o edifício é a aplicação da naturalização da arquitetura e propicia uma experiência sensorial total, metáfora de uma floresta urbana habitável, a madeira visível e invisível, o uso da vegetação e da paisagem."
Sua silhueta escalonada permite que a edificação se integre à topografia acidentada do bairro Vila Madalena, criando um passeio arquitetônico em planta e em altura.
Via Triptyque