Após o devastador terremoto de magnitude 7.1 que atingiu o México ontem às 13:14 (hora local), há diversos mortos - mais de 200 pessoas até o momento -, feridos ou presos nos escombros de edifícios colapsados. Enquanto os esforços de resgate continuam e as informações em torno do alcance da devastação são preliminares, as escolas estão fechadas indefinidamente e as principais empresas e organizações solicitaram que seus funcionários não trabalhem.
O número de mortos continua crescendo e o ArchDaily México, sediado na Cidade do México, relata a destruição de grande parte do tecido urbano da capital. As filmagens capturadas por moradores aterrorizados mostram os momentos finais de edifícios - muitos com mais de quatro pavimentos - que foram reduzidos a escombros em segundos.
People, these images coming back from Mexico City are horrifying.
— Mikel Jollett (@Mikel_Jollett) September 19, 2017
All my love and thoughts going Mexico 🇲🇽.pic.twitter.com/EsUHaSmS6W
O terremoto de ontem ocorreu no dia do 32º aniversário do "terremoto da Cidade do México" de magnitude 8,0, que atingiu o país em 19 de setembro de 1985, matando cerca de 10 mil pessoas, deixando um rastro de destruição. Segundo a CNN, os moradores da capital estiveram envolvidos em uma simulação e evacuação anual de emergência em grande escala durante a manhã. Seguindo o conselho de rádio, televisão, telefone e alto-falantes, os cidadãos deixaram suas casas e locais de trabalho para zonas seguras designadas. Cerca de duas horas depois, eles foram confrontados com um desastre real e rápido.
Segundo a BBC, o presidente da República do México, Peña Nieto, anunciou que "mais de vinte crianças e dois adultos foram encontrados mortos no colapso da Escola de Ensino Fundamental Enrique Rébsamen, no distrito sul de Coapa, na capital". Outras 30 crianças e oito adultos continuam desaparecidos, acrescentou. Além disso, o vulcão Popocatepetl entrou em erupção e uma igreja próxima colapsou durante a Missa, matando quinze pessoas.
🎥🇲🇽 VIDEO. Así se escuchó la alerta sísmica en El Zócalo en Ciudad de México previo al terremoto. vía @DrLucyJones pic.twitter.com/E8O9nzxnlM
— Tweet Quake (@tweet_quake) 19 de septiembre de 2017
Se derrumba edificio en Alvaro Obregón, Condesa, CDMX
— Weisheit (@Meteorosnet) 19 de septiembre de 2017
Huele a gas. Personas heridas salen del lugar pic.twitter.com/swnoDX1UmP #Sismo
#EjércitoyFAM realiza búsqueda de personas atrapadas en escombros, con aparatos que detectan movimientos a través de las paredes #PlanDNIIIE pic.twitter.com/1XmUSVBnGL
— SEDENA México (@SEDENAmx) 20 de septiembre de 2017
#Sismo | Edificio se sacude visiblemente durante terremoto en #cdmx pic.twitter.com/MFnYVzxuV4
— Rubén Luengas (@rubengluengas) 20 de septiembre de 2017
En el piso 38 en pleno Reforma. pic.twitter.com/zuCIke0kc9
— Gustavo Serrano 〽️ (@gooz25) 19 de septiembre de 2017