Em meados deste ano, a cidade de Fredericia, Dinamarca, recebeu a EASA [Assembleia Europeia de Estudantes de Arquitetura]. Maior rede de estudantes de arquitetura da Europa, a EASA é uma comunidade diversificada onde a linguagem comum é a arquitetura. O tema da EASA 2017 foi Hospitality - Finding the Framework. A ideia de hospitalidade - ou, em uma compreensão mais ampla, receptividade - serviu de base para 30 projetos realizados por grupos de estudantes ao longo de duas semanas.
A comunidade da EASA inclui 500 estudantes que representam mais de 40 países e 200 escolas de arquitetura. Dirigido por estudantes, para estudantes, a Assembleia contava com um conselho organizador de 12 estudantes de arquitetura, escolhidos pela própria EASA.
Entre os objetivos da EASA estão conectar-se com a comunidade local e servir de catalisadora de mudanças no ambiente urbano. Localizada em um importante nó rodoviário, a cidade de Fredericia foi escolhida pela Assembleia por sua localização específica e por estar cercada por muralhas históricas que lhe dão limites físicos definidos.
O tema da receptividade reflete os desafios históricos e modernos que a cidade de Fredericia enfrenta. Uma série de oficinas teóricas e práticas ajudaram os estudantes da EASA a analisar ainda mais a receptividade e as estruturas necessárias para que ela se realize.
Os projetos a seguir, construídos como parte da EASA 2017, são as respostas dos estudantes para a atual crise de receptividade no mundo.
Unline
Penelope
Interofcourse
Lantern
Current
Neptune
Babette's
Bubbles
Saiba mais sobre a EASA 2017 no Instagram e no site oficial da Assembleia.