Foi aprovado hoje, pela Câmara de Vereadores de São Paulo, o projeto de lei que prevê a desativação do Elevado João Goulart - popularmente conhecido como Minhocão - para automóveis. A proposta determina a consolidação definitiva do Parque Minhocão dentro dos próximos quatro anos.
Parque Minhocão é uma denominação já usada pelos paulistanos para designar o elevado nos momentos em que está aberto para pedestres e ciclistas - nos dias de semana durante a noite e aos finais de semana -, entretanto, o projeto estipula que após nove meses da regulamentação da lei, "o local será totalmente fechado para carros durante as férias escolares, em julho, dezembro e janeiro, e após dois anos, o espaço terá restrição de circulação de carros entre 20h e 7h nos dias úteis."
No ano seguinte, será permitido o tráfego de veículos em apenas um sentido do elevado a cada período e, por fim, após quatro anos da aprovação da lei, a estrutura, construída em 1970, será definitivamente aberta para as pessoas.
O vereador José Police Neto, um dos autores do projeto de lei, diz que a determinação já consta do Plano Diretor. “O que nós fizemos foi colocar a ideia em prática. São cinco anos de debate aqui na Câmara. A sociedade está pronta para transformar esse monte de concreto em um parque definitivo”, afirma.
Para entrar em vigor, a lei precisa ser aprovada em mais uma sessão de votação da Câmara dos Vereadores, ainda sem data definida, e, em seguida, necessita ser sancionada pelo atual prefeito de São Paulo, João Doria.
O Minhocão tem sido tema controverso entre a população e especialistas nos últimos anos; ao passo que a consolidação de um parque elevado sobre a Avenida São João agrada muitos, ela também estabelece que, por tempo indeterminado, a estrutura continuará a existir a poucos metros das janelas de centenas de moradores e permanecerá como barreira física e simbólica entre os bairros da região.
Outra questão que se coloca é a necessidade de infraestrutura básica para que o elevado - projetado e construído para receber o tráfego de veículos - possa acolher devidamente as pessoas e ser, merecidamente, chamado de parque.
A primeira aprovação do projeto de lei é, entretanto, uma boa notícia para São Paulo, e pode ser o primeiro passo em direção a mais uma importante vitória na contínua batalha que é encontrar na maior metrópole do país situações em que prevalece a escala humana.
Fonte: Veja São Paulo