- Área: 1136 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Piotr Krajewski
-
Fabricantes: Granit Strzegom, On_Glass, Probet-Dasag
Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro de transporte em Solec Kujawski, finalizado em junho de 2016, faz parte da CiT City, a moderna rede ferroviária de alta velocidade que conecta as capitais da região Kujawsko-Pomorskie na Polônia: Bydgoszcz e Toruń. O projeto encontra-se, mais ou menos, na metade da distância entre as duas cidades, e foi a última etapa na construção da rede "BiT City".
O projeto proposto por RYSY Architecki foi determinado por uma paisagem existente. Antes de começarem as obras, havia uma antiga plataforma de trem no alto de uma pequena colina, um terreno verde subdesenvolvido, um entorno urbano incoerente com um antigo edifício da estação ferroviária do início do século XX, e um pavilhão comercial com blocos multifamiliares dos anos setenta e oitenta.
A ideia principal do projeto era cobrir o local e suas funções (uma estação de ônibus, plataformas ferroviárias e um ponto de serviços para os viajantes) sob uma cobertura única. Além disso, a inclinação das vias transformou-se em um anfiteatro, um espaço público com vegetação e assentos, o que cria uma elevação atrativa vista desde a praça situada na parte frontal. Os bicicletários e banheiros públicos foram implantados de forma escondida no final da inclinação, com acesso a partir da estação de ônibus e das plataformas de trem.
O centro de transporte em Solec Kujawski, graças a sua forma simples e leve, não tem uma presença opressora em relação à cidade. Além disso, adapta-se bem ao desenvolvimento da área, já que não a domina. Graças ao bom uso da inclinação e a adaptação para os viajantes facilitada pela disposição da vegetação e uma forma clara de todos os complexos, o centro mudou seu estado original para uma praça urbana, um espaço público não só amistoso para os passageiros, mas para todos aqueles que passam pelo local.