Horizontal City é uma das duas exposições coletivas (a outra é Vertical City) na Bienal de Arquitetura de Chicago de 2017. 24 arquitetos foram encarregados pelos diretores artísticos Sharon Johnston e Mark Lee de "reconsiderar o status do interior arquitetônico", fazendo referência a uma fotografia de um projeto de interiores icônico de qualquer época.
O desafio foi considerar as formas e os modos que os arquitetos convidados "poderiam extrapolar o enquadramento fotográfico para uma construção de espaço e estilo de vida mais amplas" - neste caso, um campo de bases de colunas, cujas dimensões e posicionamento fazem referência direta à projeção do plano de Mies van der Rohe de 1947 para o campus do IIT em Chicago.
Este vídeo foi produzido pela PLANE—SITE e Spirit of Space em colaboração com ArchDaily e Hunter Douglas. Acompanhe nossa cobertura do evento, aqui.
Entre os participantes de Horizontal City estão: Karamuk * Kuo Architects, Urban Lab, MAIO, First Office, Sauter von Moos, fala atelier, DRDH Architects, Besler & Sons LLC, Norman Kelley, Andrew Kovacs, REAL Foundation, Formlessfinder, The Los Angeles Design Group, Diego Arraigada Arquitectos, Lütjens Padmanabhan Architekten, WELCOMEPROJECTS, June14 Meyer-Grohbrügge & Chermayeff, The Living, Adamo-Faiden, Thomas Baeker Bettina Kraus, Angela Deuber Architect, Tham & Videgård Arkitekter, Charlap Hyman & Herrero, BUREAU SPECTACULAR.
Vertical City: 16 arquitetos contemporâneos reinterpretam a Tribune Tower na Bienal de Chicago
Em uma grande instalação central na Bienal de arquitetura de Chicago deste ano, os escritórios 6a architects, Barozzi Veiga, Kéré Architecture, MOS, OFFICE KGDVS e Sergison Bates, entre outros, projetaram dezesseis propostas contemporâneas, materializadas em maquetes de cinco metros de altura, para o famoso concurso que resultou na construção da Tribune Tower em 1922.