- Área: 100 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Matej Lozar
-
Fabricantes: Carpentry Sekirnik Design, Delta Light, Ditre Italia, Infiniti, Kolpa San Libero, Pedrali
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está no centro histórico de Maribor, Eslovênia, e revela a beleza arquitetônica da cidade construída no final do século XIX. Por vezes, o melhor que o arquiteto pode fazer para a qualidade do ambiente é uma purificação do espaço existente ao invés do acréscimo de outros novos elementos. Quando o reboco antigo foi removido das paredes internas deste apartamento, a essência poética da construção surgiu. Há menos de um século, o tijolo era considerado um material de valor inferior e era sempre coberto com reboco.
Mas na arquitetura contemporânea, o conceito deste ambiente consiste na exposição da estrutura e seu caráter sincero, com o concreto e a madeira aparentes, além dos tijolos que compõem as paredes. Um antigo apartamento em uma ótima localização e que foi comprado por um jogador de futebol de Maribor. Este não deveria ser uma casa familiar, mas sim um lugar para se divertir; este foi o ponto de partida do cliente. O arquiteto nunca pode prever todos os usos reais do espaço - os mais interessantes são aqueles espontâneos, imprevistos, até mesmo secretos ou ocultos.
Aqui, os arquitetos abriram completamente o espaço. Removeram as divisórias e portas existentes, mantendo a estrutura de madeira. O piso foi revestido com parquet de madeira, em uma ambiência que se tornou um jogo de infinitas possibilidades de cenários.