Como parte de uma série de projetos de desenvolvimento urbano espalhados por toda Moscou, o Zaryadye Park, o último a ser inaugurado ainda este mês, tem a missão de ampliar e qualificar os espaços verdes da cidade. Dirigido por Diller Scofidio + Renfro, este consórcio internacional projetou um novo espaço público que incentiva a integração e celebra a amplitude das regiões de toda a Rússia simulando artificialmente cada um de seus climas típicos: a estepe, a floresta, as zonas úmidas e a tundra.
O parque de 35 acres está localizado em uma zona da cidade historicamente voltada ao comércio, se tornando o primeiro parque urbano de grande escala a ser inaugurado em Moscou nos últimos 50 anos. Configurando um pano de fundo para o parque, os marcos da cidade, como o Kremlin, a Praça Vermelha e a Catedral de São Basílio, se beneficiam desta nova área verde, pois estão localizados na paisagem urbana de tal forma que podem ser vistos a partir de diferentes pontos do parque. Oficialmente inaugurado em uma cerimônia cívica durante as festividades do Dia da Cidade de Moscou, o parque já está aberto, mas sua conclusão está prevista somente para o outono.
Um sistema de pavimentação personalizado se dilui pela superfície do parque através de uma combinação de pedras de piso verde e cinza, transformando aos poucos as áreas inteiramente pavimentadas em uma paisagem completamente natural - com seus limites sempre indefinidos. Através desta falta de definição objetiva entre os limites entre paisagem construída e natural, a circulação é livre em todo o parque, transformando-se em uma experiência singular e imprevisível. Tradicionalmente, os parques da Rússia sempre foram extremamente limitados e simétricos, de modo que um espaço tão dinâmico como este será de suma importância para o novo movimento urbano da cidade.
Ao longo do parque, foram criados quatro micro climas a partir do controle da temperatura, minimizando o vento e simulando a luz natural em diferentes níveis e de forma progressiva. Controlando o clima, é possível ampliar o uso potencial do parque durante todo o ano, a paisagem aberta no inverno pode ser utilizada como colinas para trenós, enquanto que os pavilhões posicionados nos limites do parque fornecem abrigo e espaços verdes mais convidativos.
"É um parque para a Rússia, feito da Rússia ... mostra as naturezas da Rússia e as combina com a cidade, para se tornar um projeto que só poderia ser implantado aqui. Ele incorpora um urbanismo selvagem, um lugar onde arquitetura e paisagem são um só" - Charles Renfro.
Passando por cima da estrada adjacente, favorecidos pelo declive natural do terreno, balanços de até 70 metros permitem vistas de toda a cidade ao longo do rio. O parque também inclui cinco pavilhões, dois anfiteatros e uma filarmônica.
O Zaryadye Park projetado por Diller Scofidio + Renfro é um espaço expositivo, bem como um grande atrativo devido às estratégias passivas de controle climático e às novas tecnologias de construção das quais ele se utiliza. Os seus habitantes serão capazes de apreciar os espaços verdes como um centro de criatividade e integração cultural à medida que a Moscou, investindo em projetos de grande escala, se esforça para ser uma das principais megacidades do mundo.
O consórcio internacional responsável pelo projeto inclui Diller Scofidio + Renfro (EUA), Hargreaves Associates (EUA, Citymakers (Rússia), Transsolar (Alemanha), Buro Happold (Reino Unido), Central Park Conservancy (EUA), Directional Logic (EUA), ARUP (EUA), Arteza (Rússia), MAHPI (Rússia), e Mosinzhproekt (Rússia).
Via: Diller Scofidio + Renfro.
A Wilderness in the City: How Diller Scofidio + Renfro's Zaryadye Park Could Help Fix Moscow
In late 2013, Diller Scofidio + Renfro won first prize in the international competition to design Zaryadye Park, Moscow's first new park in 50 years. The project is a headliner in a series of high-profile schemes that aim to improve the city's green space, including the renovation of Gorky Park and the recently revealed plans for the Moscow River.
8 Projects that Exemplify Moscow's Urban Movement
When it comes to urbanism these days, people's attention is increasingly turning to Moscow. The city clearly intends to become one of the world's leading megacities in the near future and is employing all necessary means to achieve its goal, with the city government showing itself to be very willing to invest in important urban developments (though not without some criticism).
Charles Renfro Discusses DS+R's Winning Proposal for Zaryadye Park in Moscow
At last year's Moscow Urban Forum, Charles Renfro discussed Diller Scofidio + Renfro's design for Zaryadye Park in Moscow. Located in the heart of the city, the park employs Wild Urbanist principles, which seek to emulate Russia's diverse landscapes - tundra, steppe, forest, and wetland - against a backdrop of architectural landmarks that includes the Kremlin, Red Square, and St.