No Congresso Astronáutico Internacional realizado em Adelaide, Austrália, o fundador e líder da SpaceX, Elon Musk, apresentou planos mais ambiciosos que nunca para a colonização de outros planetas e satélites, incluindo uma base na lua e uma colônia permanente em Marte em 2022.
"O futuro pode ser muito mais emocionante e interessante se pudermos ser uma espécie espacial", disse Musk durante sua palestra. "Trata-se de acreditar no futuro e pensar que ele será melhor que o passado".
Supporting the creation of a permanent, self-sustaining human presence on Mars. https://t.co/kCtBLPbSg8 pic.twitter.com/ra6hKsrOcG
— SpaceX (@SpaceX) September 29, 2017
O prazo para a implementação da colônia em Marte é impressionantemente curto: até 2022, no mínimo duas naves de carga devem aterrissar no planeta vermelho, usando a robótica para começar a criar infraestruturas de energia e mineração que possam favorecer a vida no planeta, enquanto se avalia a existência de recursos hídricos e potenciais riscos. Apenas dois anos depois, em 2024, duas naves levarão os primeiros seres humanos à superfície de Marte, responsáveis por construir uma base espacial e prepará-la para a expansão.
O plano da empresa é focar toda sua energia na produção de um foguete, o SpaceX BFR, que servirá para lançar os modelos já existentes: Falcon 9, Falcon Heavy e Dragon. Com isso será possível atender tanto da Estação Espacial Internacional quanto a de missões interplanetárias.
Musk também anunciou planos para um novo sistema de transporte aéreo para o nosso planeta, que também utilizará foguetes para a sua propulsão. Viajando a velocidades de até 27,000 quilômetros por hora, o sistema poderia transportar pessoas entre dois pontos do planeta em menos de uma hora, com as viagens tradicionalmente mais longas, reduzidas para cerca de 30 minutos.
Confira a apresentação completa a seguir: