Projetado para a V-A-C Foundation, o Cinema de rua ajustável do arquiteto israelense, baseado em Veneza, Omri Revesz, repousa levemente ao lado de um canal em Veneza, Itália, expandindo, contraindo, abrindo e fechando conforme o programa muda.
Atuando como um ponto de encontro social durante o dia e um cinema ao ar livre à noite, a estrutura foi aberta para o 74º Festival de Cinema de Veneza como parte da Exposição de Arte de Veneza de VA-C 2017 Space Force Construction - uma reflexão sobre o centenário da Revolução Soviética.
O cinema foi uma ferramenta crucial para a disseminação de informações durante os estágios iniciais do período soviético, sendo a maneira mais eficaz de unir pessoas em um estado devastado pelos efeitos da guerra civil. O projeto procurou fazer referência ao Agit-train soviético e Agit-cinema, refletindo sobre a poderosa influência da mídia visual em contextos sociais e políticos.
A lógica do construtivismo russo inspirou os elementos metálicos que mantêm a estrutura modular de madeira. Esses quadros poderiam ser puxados para frente e para trás, acomodando uma variedade de propósitos culturais, desde conferências e discussões públicas até apresentações artísticas e exibições de filmes. O mecanismo de cortina ajustável promoveu a intimidade mutável, ditando a visibilidade da atividade interna desde o exterior.
A flexibilidade do cinema permitiu uma variedade de atividades, sendo a primeira uma performance da artista russa Olga Jitlina como parte da Space Force Construction. Mas dada a inspiração do cinema, o filme foi o foco principal.
Dividido em 8 seções, o programa do filme apresentou peças alinhadas com idéias de Campo de batalha, Festival, Exposição, Escola, Teatro, Imprensa, Fábrica e Casa. Cada um deles representava "um espaço de importância crítica na Rússia soviética inicial" e abordou "a mudança social, política, econômica e artística que marcou o surgimento de um novo paradigma estatal e construção social".
Há algo que lembra um navio no Cinema da Rua no contexto de Veneza, sua pele semelhante a uma vela e uma estrutura de mastro puxada para dentro e para fora ao longo do canal com base nas condições e requisitos do dia. É um design inteligente e elegante que uniu o passado e o presente de dois lugares muito diferentes através do desempenho, espaço e filme.
Arquitetos: Omri Revesz Design Studio
Arquiteto Responsável: Omri Revesz
Localização: Fondazione delle Zattere 1401, Veneza
Ano de Finalização: 2017
Área: 50 m²
Colaboradores: Michael Carion, Clara Accebbi
Curadores Space Force: Katerina Chuchalina (V-A-C Foundatiom) and Matthew Witkovsky (Art Institute of Chicago)
Curadora do Pavilhão do Cinema: Katerina Chuchalina
Curadora da programação de filmes: Anna Ilchenko
Engenheiro do Projeto: Milan Ingegneria Maurizio Milan
Construção: WeExhibit
Ilustrações: Mariana Riobom
Sistema Têxtil: AF&F
Fotografias: Nicolò Zanatta