O MPavilion de 2017, projetado por Rem Koolhaas e David Gianotten, do OMA, abriu ao público no Queen Victoria Gardens de Melbourne.
Inspirado no desenho de anfiteatros antigos e incorporado a uma paisagem elevada repleta de vegetação nativa, o projeto é o primeiro do OMA a ser concluído na Austrália. A estrutura de 19 metros de lado, revestida com alumínio, possui um piso rotativo que permite que o espaço seja reconfigurado para os diversos eventos planejados para o programa de verão do MPavilion, além de uma estrutura de cobertura flutuante de dois metros de altura que oferece sombreamento e também os sistemas de apoio para os programas que acontecem abaixo.
"Nosso projeto para o MPavilion 2017 tem como objetivo provocar todos os tipos de atividades através da sua natureza configurável e uma materialidade que se relaciona com o seu entorno direto", disseram Rem Koolhaas e David Gianotten. "Estamos felizes que o MPavilion possa atuar como um teatro para o debate sobre a cidade e seu desenvolvimento e contribuir para o discurso cívico atual de Melbourne."
"O MPavilion 2017 irá misturar tradições e arquitetura do passado com elementos de design inovadores do presente", acrescentou o Prefeito de Melbourne, Robert Doyle. "Durante milhares de anos, as pessoas ocuparam anfiteatros para escapar da realidade e se perderem no entretenimento, portanto, os elementos audiovisuais do MPavilion 2017 serão particularmente atraentes."
"À medida que o projeto MPavilion tem evoluído nos últimos quatro anos, ele está constantemente encontrando novas formas de envolver nossos designers locais, e também uma comunidade mais ampla."
Para tornar o projeto realidade, o OMA colaborou com consultores e empreiteiras, incluindo a Kane Construction, a Arup engineering, o Gardener Group e o escritório de paisagismo Tract, que trabalharam em estreita colaboração com o diretor regional do OMA Austrália, Paul Jones.
O MPavilion 2017 marca a quarta edição do programa anual de verão estabelecido pela Fundação Naomi Milgrom com apoio da Cidade de Melbourne e do Governo do Estado de Victoria, através da Creative Victoria e ANZ. As estruturas anteriores foram projetadas por Bijoy Jain do Studio Mumbai (2016), Amanda Levete / AL_A (2015) e Sean Godsell (2014).