![](https://images.adsttc.com/media/images/59d6/d6f0/b22e/3883/1f00/0308/newsletter/national_holocaust_memorial_doublespaceDJI_0011.jpg?1507251942)
O Monumento Nacional Canadense do Holocausto, projetado pelo Studio Libeskind, foi inaugurado em Ottawa, homenageando "os milhões de homens, mulheres e crianças inocentes que foram assassinados pelo regime nazista e reconhecendo os sobreviventes que conseguiram eventualmente fazer do Canadá seu novo lar".
Localizado em um terreno de 3.200 metros quadrados em frente ao Museu da Guerra Canadense, o monumento de concreto feito in loco evoca a forma da estrela de Davi de 6 pontas, desconstruída para criar um "ambiente experiencial" rico em simbolismos.
![](https://images.adsttc.com/media/images/59d6/d6fd/b22e/3883/1f00/030a/medium_jpg/263-Libeskind_Holocaust_Monument.jpg?1507251953)
"A estrela continua a ser o símbolo visual do Holocausto - um símbolo que milhões de judeus foram obrigados a usar pelos nazistas para identificá-los como judeus, excluí-los da humanidade e marcá-los para o extermínio", explicam os arquitetos. "Os espaços triangulares são representativos dos emblemas que os nazistas e seus colaboradores usavam para rotular homossexuais, ciganos, testemunhas de Jeová e prisioneiros políticos e religiosos."
Dois planos estabelecem caminhos simbólicos e circulatórios através da estrutura: um plano ascendente que "aponta para o futuro", e um plano descendente que leva aos espaços interiores contemplativos. Os ambientes específicos do programa estão localizados dentro dos seis triângulos de concreto, incluindo um espaço de interpretação educacional que descreve a história do Canadá e do Holocausto, três espaços de contemplação, um espaço de encontro central e o "Voo do céu" semelhante a uma catedral que abriga a Chama da Lembrança, em eterna combustão"
![](https://images.adsttc.com/media/images/59d6/d708/b22e/3883/1f00/030c/medium_jpg/068-Libeskind_Holocaust_Monument.jpg?1507251966)
Murais de Edward Burtynsky são expostos nas paredes de cada espaço triangular, transportando os visitantes para as assustadoras paisagens do Holocausto. Dialogando com os edifícios do Parlamento, a "Escada da Esperança" leva os visitantes do espaço de encontro central para a praça superior. Ao redor do monumento, uma paisagem rochosa repleta de árvores de coníferas crescerá à medida que a estrutura envelhece, representando a passagem do tempo e a contribuição dos sobreviventes para a cultura e a sociedade do Canadá moderno.
"É extremamente importante ter projetado e realizado este monumento com uma equipe incrível", disse o arquiteto Daniel Libeskind.
"Este monumento não só cria um espaço público muito importante para a lembrança daqueles que foram assassinados no Holocausto, mas também é um constante lembrete de que o mundo de hoje está ameaçado pelo antissemitismo, pelo racismo e pelo fanatismo. O Canadá apoia os valores democráticos fundamentais das pessoas, independentemente da raça, classe ou credo, e esse monumento nacional é a expressão desses princípios e do futuro."
![](https://images.adsttc.com/media/images/59d6/d716/b22e/3883/1f00/030e/newsletter/156-Libeskind_Holocaust_Monument.jpg?1507251977)
O Studio Libeskind foi selecionado para o projeto através de uma concorrência internacional com outros cinco reconhecidos escritórios. Veja as demais propostas aqui.
Saiba mais sobre o Memorial aqui.
Libeskind é selecionado para projetar o Monumento Nacional Canadense do Holocausto
A " Estrela de David alongada" de Daniel Libeskind foi escolhida como a proposta vencedora da competição internacional para o Monumento Nacional Canadense do Holocausto. Selecionado dentre uma lista de seis finalistas, o monumento "Landscape of Loss, Memory and Survival" deverá ser construído em 2015 na capital canadense, Ottawa, na esquina entre as RuasWellington e Booth.