O museu Cooper Hewitt, conhecido também como Smithsonian Design Museum, conta com um acervo dedicado ao campo do design que abrange trinta séculos e mais de 220 mil objetos que vem sendo continuamente digitalizado e disponibilizado em sua página online.
No site da instituição já podem ser acessados mais de 200 mil objetos, correspondendo a 90% o acervo do museu, que, embora protegidos por copyrights, podem ser usados para fins educacionais, de pesquisa e divulgação.
Segundo o Smithsonian, o acervo é "uma espécie de documento vivo, o que significa que o desenvolvimento está em andamento" e, paulatinamente, novas pesquisas vão sendo conduzidas e acrescentadas, e o banco da dados, atualizado.
A coleção pode ser explorada através de diferentes tópicos, que incluem desde país, período e publicações até destaques, conservação e cores.
Com aproximadamente 30 mil acessos mensais, o acervo do Smithsonian Design Museum - que conta com seis obras brasileiras - é uma ferramenta excepcional para estudantes, arquitetos e designers que se interessam por pesquisa ou simplesmente querem conhecer mais da história desse campo.
Referência: Nexo