Propostas de Feilden Clegg Bradley Studios, Adam Khan Architects e UAB Paleko Archstudija com UAB Baltic Engineers foram revelados como finalistas do M.K. Čiurlionis Concert Centre em Kaunas, na Lituânia. O edifício fará parte do projeto regenerativo da Capital Europeia da Cultura 2022, levando em consideração o rio Nemunas e revitalizando uma área próxima do centro antigo da cidade.
Kaunas está se tornando conhecido como um dos principais centros de conhecimento e cultura do Báltico. "Apesar de uma animada cena de artes e música", os organizadores da competição - Malcolm Reading Consultants- apontam, "Kaunas e a Lituânia - não possuem uma sala de concertos de primeira categoria com as instalações e a qualidade acústica para hospedar orquestras e conjuntos de ponta".
O edital solicitava propostas para ocupar um terreno ribeirinho com "panoramas memoráveis" para as cidades antigas e novas. Eles também devem fornecer espaços multifuncionais para conferências, congressos e simpósios. O centro compreenderá: uma Sala de Concertos de 1.500 lugares de excepcional qualidade acústica; um salão menor e secundário; instalações de conferência; um restaurante, café e bar; espaços de escritório e estacionamento subterrâneo.
Seis escritórios adicionais receberam menções honrosas:
- Mark Foster Gage Architects (EUA)
- Ja Architecture Studio (Canadá)
- William Olmsted Antozzi Office of Architecture, TARI Architects and Derek Pirozzi Design Workshop (EUA)
- Ateliers O-S Architectes (França)
- RARE architecture (Reino Unido)
- Studija Heima, MB and Vaidas Saveikis (Lituânia)
O Centro de Concertos será nomeado em homenagem ao lituano Mikalojus Konstantinas Čiurlionis, "um excelente pintor, compositor e escritor lituano que teve uma profunda influência sobre a cultura lituana moderna e que é considerado um dos pioneiros da arte abstrata na Europa".