Foi inaugurada a mais nova loja da Apple no coração de Chicago, a primeira de uma nova geração que está por vir. Projetada por Foster + Partners, o novo estabelecimento emprega o conceito de "Praça de Mercado" já utilizado pela gigante tecnológica, subvertendo a experiência do espaço comercial típico em favor de uma abordagem mais inclusiva.
"A primeira loja principal da Apple foi aberta justamente em Chicago em 2003, na North Michigan Avenue. De volta à cidade, a Apple está inaugurando agora a primeira de uma nova geração de lojas-conceito da Apple", disse Angela Ahrendts, vice-presidente sênior do setor comercial da Apple. "A Apple Michigan Avenue representa a nova visão da empresa, onde todos são bem-vindos para experimentar todos os nossos incríveis produtos, serviços e programas educacionais inspiradores no coração de sua cidade. Estamos ansiosos para receber as pessoas no fim de semana da abertura e então, inaugurar o 'The Chicago Series' com todos nossos incríveis parceiros na próxima segunda-feira".
A Apple desenvolveu um trabalho colaborativo com a cidade de Chicago para encontrar o local perfeito, que pudesse impactar positivamente e contribuir com a revitalização das margens do rio Chicago. Seu acesso através da histórica praça de Chicago, Pioneer Court (adjacente ao edifício Chicago Tribune), o edifício cria um novo link entre a cidade e o rio, tornando-se parte da paisagem.
"A idéia principal do projeto, desde o início, foi criar uma conexão entre as duas paisagens - conectado-as através de uma praça que desce gentilmente até a beira do rio", disse Stefan Behling, sócio executivo sênior da Foster + Partners.
Dando continuidade a linguagem arquitetônica utilizada no Auditório Steve Jobs da Apple Park, a Apple Michigan Avenue emprega um sistema de fachada extremamente transparente, desfocando a linha entre o interior eo exterior. A cobertura em forma de Macbook com pouco mais de 1000 metros quadrados foi construída em fibra de carbono, sua espessura mínima permite que ela pareça flutuar acima da fachada de vidro de 9.75 metros de altura, apoiando-se apenas nos quatro pilares interiores.
"A Apple Michigan Avenue procura eliminar os limites entre o interior e o exterior, recriando importantes conexões urbanas dentro da cidade", disse Jony Ive, diretor de design da Apple. "Ela conecta novamente uma praça histórica da cidade que havia sido excluída das margens do rio, presenteando a cidade de Chicago com uma nova arena dinâmica que flui sem esforço até o rio".
O interior foi concebido em torno a ideia de "Fórum", um espaço semelhante a um anfiteatro, onde a nova programação comunitária da Apple, será acolhida. A loja da Michigan Avenue acolherá "The Chicago Series", uma série de eventos abertos à participação do público que vão desde seminários de artistas locais até demonstrações tecnológicas.
"Esta não é uma loja comum", disse Behling. "É um conceito de renovação urbana."
Confira a galeria de imagens exclusivas do projeto.