Índia, Post-Independence Architecture of Delhi. The Hall of Nations, a complex of exhibition halls built for the 1972 International Trade Fair, was demolished in April 2017. Ariel Huber, Lausanne/World Monuments Fund
Escrito por Patrick Lynch | Traduzido por Vinicius Libardoni
Compartilhar
Facebook
Twitter
Mail
Pinterest
Whatsapp
Ou
copiar
O World Monuments Fund publicou uma lista de monumentos ao redor do mundo que merecem cuidado especial em 2018, destacando 25 patrimônios culturais do mundo todo que atualmente estão em risco devido a ameaças econômicas, políticas ou naturais. Abrangendo mais de 30 países e territórios, esses monumentos possuem valores culturais inestimáveis que datam desde a pré-história até o século XX.
Alguns dos principais temas abordados na lista deste ano pelo World Monuments Fund encontram-se ameaçados devido a:
Conflitos armados (o Souk em Aleppo, na Síria, um centro comunitário queimado durante o conflito, o Minarete de Al-Hadba em Mosul, no Iraque, um marco histórico destruído pelo ISIS, a Cidade Velha de Ta'izz no Iêmen, uma cidade antiga tomada pela guerra; e a paisagem cultural de Sukur na Nigéria, local atualmente controlado por Boko Haram)
Desastres naturais (Locais no Caribe atingidos por desastres naturais, Golfo do México e México, e a cidade de Amatrice, na Itália, quase totalmente demolida por um terremoto em 2016)
Locais representativos de Movimentos Sociais (Direitos Civis do Alabama, locais importantes para o Movimento de Direitos Civis dos Estados Unidos na década de 1950 e 60)
Alterações Climáticas (Blackpool Piers, um destino histórico à beira mar no Reino Unido ameaçado pelo aumento do nível das marés e contínuo aumento das tempestades na região)
Paisagens Culturais (Tebaida Leonesa, uma série de comunidades rurais isoladas na Espanha, atualmente sendo exploradas pelo turismo e o desenvolvimento da região, o Ramal Talca-Constitución, a última ferrovia de passageiros rurais no Chile, recentemente danificada por incêndios florestais, a paisagem cultural de Matobo Hills no Zimbabwe, uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo, também ameaçada pelo fogo e pelo desmatamento)
"Ao construir uma coalizão internacional, o World Monuments Watch procura proteger os próprios locais e a sua importância história para a humanidade", disse Joshua David, presidente e CEO do WMF. "Nós somos mais conhecidos pela excelência de nossas práticas de conservação, mas a importância do nosso trabalho socio-cultural, em última análise, é fundamental para a manutenção destes locais. Sítios, como os 25 que estão na lista de 2018, são locais onde nos reunimos como cidadãos do mundo e renovamos nossos compromissos com a justiça, a cultura, a paz e a compreensão".
A lista completa inclui:
Desastres naturais no caribe, Golfo do México e México
Cita: Lynch, Patrick. "World Monuments Watch lista 25 bens culturais ameaçados em 2018" [2018 World Monuments Watch Lists 50 Cultural Sites at Risk from Human and Natural Threats] 30 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882410/world-monuments-watch-lista-25-bens-culturais-ameacados-em-2018> ISSN 0719-8906