![](https://images.adsttc.com/media/images/59f8/60b0/b22e/3853/dd00/00fc/newsletter/Ballynahinch_Market_House_-_geograph_copy.jpg?1509449893)
O Ministério Irlandês da Cultura e do Patrimônio anunciou o "mercado" como tema do Pavilhão da Irlanda na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018. Uma equipe de curadores - incluindo Laurence Lord (AP + E), Orla Murphy (Custom), Jeffrey Bolhuis (AP + E), Jo Anne Butler (Culturstruction), Tara Kennedy (Culturstruction) e Miriam Delaney (DIT) - apresentará uma exposição que explora o espaço comum das cidades comerciais do país.
[A exposição] destacará a generosidade, a humanidade e a possibilidade nos espaços comuns das cidades de comércio da Irlanda. Outrora polos econômicos e sociais da Irlanda rural, os mercados das pequenas cidades sofreram grandes mudanças nos últimos tempos. Na verdade, muitos viram uma redução na sua função de lugares de troca e encontro. O projeto propõe recuperar esses locais de interação e comunidade. Também se baseará na investigação da equipe e de outros pesquisadores, e na experiência vivida desses espaços, para reimaginar o território urbano compartilhado do mercado das pequenas cidades.
"Como sabemos", afirmou a ministra irlandesa, Heather Humphreys TD, "esses espaços são extremamente importantes para as comunidades rurais em nosso país e para o envolvimento econômico e social em nossas cidades. No entanto, esse é também um tema com ressonância global. "A presença da Irlanda na próxima Bienal da Arquitetura de Veneza é reforçada pelo fato de que as Diretoras Artísticas que lideram o evento são irlandesas; Yvonne Farrell e Shelley McNamara, do Grafton Architects, serão as responsáveis pela Bienal.