Shigeru Ban, vencedor do Prêmio Pritzker 2014, visitou o México após os recentes abalos sísmicos que assolaram o país com a intenção de dar apoio as atividades de reconstrução a partir de sua experiência em projetos humanitários.
O Instituto Tecnológico de Monterrey organizou uma agenda intensa de trabalhos de 4 dias que teve início na sexta-feira, 27 de outubro, com uma mesa redonda composta por arquitetos, professores e a imprensa, presidida por Roberto Iñiguez, Decano da Escola de Arquitetura, Arte e Design.
No dia seguinte, Shigeru Ban percorreu zonas atingidas pelo desastre, entre elas o município de Jojutla, no estado de Morelos, um dos mais afetados pelo terremoto. Acompanhado do arquiteto Alberto Kalach, Carlos Zedillo do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Sustentável (CIDS) e representantes do Instituto Tecnológico de Monterrey, debateu ideias para desenvolver projetos colaborativos para a reconstrução do município e como auxiliar a população afetada.
Posteriormente, apresentou-se em conferência no campus do TEC de Monterrey na cidade de Querétaro diante de quase mil alunos dispostos a aprender e colaborar. Durante a conferência, apresentou projetos sociais e humanitários que desenvolveu nos distintos países onde esteve voluntariamente para ajudar. Saiba mais sobre estes projetos aqui.
Finalmente, foram levadas a cabo uma série de de reuniões com representantes de empresas dispostas a colaborar com a cessão de materiais. A ideia é desenvolver junto com os estudantes um protótipo que possa ser replicado em outros municípios. Algumas empresas se comprometeram a participar ativamente do projeto, entre elas uma fabricante de tubos de papelão e uma empresa de materiais de construção.
O ArchDaily, convidado a participar deste encontro, teve a oportunidade entrevistar o arquiteto, que nos contou um pouco mais sobre esta visita e seus projetos futuros para o México.