O Memorial Eisenhower, projetado por Frank Gehry, finalmente começou a ser construído em Washington DC, após um tumultuado processo de aprovação.
Uma cerimônia foi realizada no terreno do National Mall, localizado no cruzamento das avenidas Maryland e Independence e em frente ao Museu Nacional do Ar e do Espaço.
"Este projeto tem sido uma enorme honra para mim, tanto profissional quanto pessoalmente. Eu tinha dezesseis anos quando Eisenhower derrotou os nazistas e levou a América à vitória na Segunda Guerra Mundial. Eu tinha perdido trinta e três membros da minha família nos campos [de concentração], então sua vitória foi ainda mais significativa para mim", comentou Gehry após o evento.
"Sua liderança em tempo de paz foi tão inspiradora. Ele liderou o país com força, mas também com grande humanidade e humildade. Espero que estes valores estejam presentes no memorial e que este seja um lugar para honrar e aprender com um dos maiores heróis que o mundo já conheceu", continuou Gehry.
Construído em homenagem ao 34º presidente dos Estados Unidos, o memorial conta com colunas de 25 metros de altura que apoiam superfícies de metal que retratam cenas da cidade natal de Eisenhower, Abilene, no estado do Kansas. Os blocos de pedra empilhados também exibirão esculturas e relevos de momentos importantes do legado de Eisenhower.
A inauguração do memorial está prevista para coincidir com o 75° aniversário do dia da vitória na Europa, em 8 de maio de 2020.