O Projeto Urbanístico das Hortas do Direceu, da Prefeitura Municipal de Teresina, elaborado pelos arquitetos urbanistas Gabriela Uchoa, Valério Araújo, Cíntia Bartz e Lívia Macêdo, recebeu o Prêmio "Ciudad para las Personas" do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, na categoria Mobilidade sustentável. Os finalistas apresentaram os projetos durante o Congreso Internacional de Urbanismo y Movilidad, em Buenos Aires, onde um júri elegeu os projetos vencedores. Uma equipe multidisciplinar composta pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste envolveu-se ativamente no projeto.
Descrição enviada pela equipe de projeto.
O projeto integrado Hortas do Dirceu tem como eixo central a valorização dos 4,5 km de hortas comunitárias do Grande Dirceu, em Teresina, através de sua reconexão ao espaço urbano por meio da intervenção na mobilidade e na qualidade do meio ambiente. As Hortas não só contribuem para o aumento da renda das famílias envolvidas, especialmente mulheres, e o fornecimento de produtos agrícolas para a região, mas também definem a paisagem urbana do bairro e são uma referência na construção de sua imagem. Elas ocupam uma extensa faixa antes caracterizada como áreas ociosas, tornando-as campos verdes e produtivos. Fortalecem os laços comunitários e aumentam a sensação de coletividade, bem como resgatam a cultura das famílias em termos de conhecimento de técnicas agrícolas.
Localizado na parte mais vulnerável da cidade, a intervenção visa o desenvolvimento social e econômico dessa população, melhorando a acessibilidade aos serviços e empregos urbanos, e com isso o próprio direito à cidade. A principal orientação é a criação de um extenso parque linear que atravessa todo o Dirceu. O parque manterá as atividades de cultivo de vegetais como um fato cultural já pertencente à história e à paisagem dos bairros, bem como a meios de subsistência de vários moradores de áreas residenciais adjacentes. Além da renovação da área de hortas, propõe-se um novo plano de mobilidade para a região sudeste da cidade, de caráter intermodal e priorizando a mobilidade sustentável.
Mobilidade
Com o novo sistema de BRT na região Dirceu, com dois terminais em implementação e a necessidade de revisão das rotas principais e alimentadoras de ônibus, observou-se o grande potencial da linha de hortas para a expansão da estratégia de mobilidade em uma intervenção integrada que não só contribui para o transporte coletivo, mas também para a qualidade de vida na cidade. Aproveitando esta linearidade e facilidade de intervenção, o projeto propõe um parque linear em toda a sua extensão, incluindo espaços para pedestres e ciclistas. A ciclovia implementada será conectada à ciclofaixa Anselmo Dias, chegando ao centro de Teresina, com pontos de estacionamento de bicicletas disponíveis.
As linhas de ônibus troncais chegarão à região através dos Terminais Itararé e Livramento, com maior penetração de linhas alimentadoras. Além disso, pistas exclusivas serão construídas para transporte público nas principais avenidas do Dirceu. Na avenida das hortas, atualmente de duplo sentido, será implementado um sistema binário que permitirá o ordenamento de tráfego, de pontos de retorno, cruzamentos e estacionamentos (incluindo vagas acessíveis em toda sua extensão). As ruas antigas se tornarão caminhos pedestres com praças de convívio. As vias que receberão intervenção no sistema viário contarão com áreas de retenção de águas pluviais na faixa de serviço dos passeios, para redução de alagamentos de vias e calçadas. O projeto também oferece mais segurança ao sistema de metrô, reduzindo o número de cruzamentos na linha férrea.
A intervenção aumentará o estímulo para o transporte ativo e saudável com ciclovias e calçadas acessíveis, acolhedoras, arborizadas, iluminadas, sinalizadas e seguras. O transporte público com prioridade sobre o objetivo individual também reduz o uso de veículos individuais, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. A arborização dos 4,5 km de intervenção propõe a melhora do microclima e redução de fenômenos de ilhas de calor no entorno.
O projeto buscar promover a pacificação do tráfego e a criação de áreas agradáveis para pessoas para recuperara vida social do espaço público. A proposta de Hortas do Dirceu, priorizando uma cidade para pessoas, estimula a atividade física e reforça o papel educativo das intervenções nas ruas. A conversão das ruas com tráfego de veículos para pedestres ou a ampliação do espaço da calçada é um compromisso com um modelo de cidade mais sustentável, onde os cidadãos e o espaço público são protagonistas.