O escritório Diller Scofidio + Renfro foi selecionado para colaborar com The Costume Institute em uma nova exposição no Metropolitan Museum of Art de Nova York, focada na relação entre moda, arte religiosa e práticas devocionais e tradições do catolicismo.
Intitulada Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination [Corpos celestes: moda e imaginação católica], a exposição contará com obras de moda e religiosas da coleção do Met, além de mais de 50 objetos e peças de vestuário da sacristia da Capela Sistina, muitos dos quais nunca antes expostos fora do Vaticano.
"A imaginação católica está enraizada e sustentada pela prática artística, e o envolvimento da moda com imagens, objetos e costumes sagrados continua a relação evolutiva entre arte e religião", disse Daniel H. Weiss, presidente e CEO do Met. "A coleção de arte religiosa do Museu, em combinação com a arquitetura das galerias medievais, fornece o contexto perfeito para essas notáveis peças de moda."
"A moda e a religião estão, há muito tempo, entrelaçadas, inspirando-se e informando-se mutuamente", disse Andrew Bolton, curador responsável pelo The Costume Institute. "Embora essa relação seja complexa e, às vezes, contestada, ela produziu algumas das criações mais inventivas e inovadoras na história da moda."
A exposição ocupará vários espaços do Met, incluindo o Centro de Vestuário Anna Wintour e as galerias medievais e bizantinas em seu edifício principal na quinta avenida.
A exposição será a segunda colaboração entre a DS + R e o Costume Institute, após o projeto para "Charles James: Beyond Fashion", a exposição inaugural do recém-renovado Anna Wintour Costume Institute.
Mais informações aqui.
.