A New York Public Library apresentou o projeto de reforma que irá transformar o icônico Edifício Stephen A. Schwarzman, principal sede da instituição situada na 42nd Street esquina com a Quinta Avenida. Concebido em conjunto por Mecanoo e Beyer Blinder Belle, o masterplan de US$ 317 milhões deverá qualificar a acessibilidade da biblioteca e ampliar o espaço público de pesquisa, exposições e programas educacionais em até 20%.
"Por mais de um século, o edifício Schwarzman tem desenvolvido um importante papel de acesso à informação e preservação do conhecimento mundial", disse o presidente da New York Public Library, Tony Marx. "Somos responsáveis por preservar esta arquitetura maravilhosa e seu papel como um importante espaço cívico, ao mesmo tempo que o preparamos para o futuro, para mais um século de prestação de serviços de qualidade para a comunidade. Acreditamos que o projeto desenvolvido representa exatamente este ideal".
Ao contrário do esquema anterior proposto pela Foster + Partners (dispensado em 2014) que alterava significativamente os espaços existentes da biblioteca, o projeto proposto por Mecanoo + Beyer Blinder Belle aborda a reforma a partir de um ponto de vista mais sensível, aproveitando principalmente as áreas atualmente subutilizadas.
Atuais áreas funcionais e de armazenamento serão transformados em espaços públicos de pesquisa, exposição e educativos, incluindo um novo Centro de Pesquisa e Aprendizagem e a nova Sala Lenox and Astor, que abrigará o acervo de livros e obras de arte doadas à biblioteca pelo filantropo e curador Brooke Astor. O programa essencial e seus serviços básicos serão mantidos e modernizados, enquanto um novo café e uma área ampliada de armazenamento para a biblioteca serão introduzidos.
Para reduzir as filas na entrada principal da biblioteca pela Quinta Avenida, será criada uma nova entrada através da 40th Street, onde uma nova praça e um conjunto de elevadores serão implantados. O histórico Hall Gottesman também receberá novos ares à medida que transforma-se-á no em um novo espaço para exposições permanentes, porém rotativas, dos tesouros da NYPL (New York Public Library).
"Desenvolvemos um masterplan que aderiu inerentemente à lógica de um edifício Beaux-Arts", disse o fundador da Mecanoo, Francine Houben. "Nossas propostas são sutis e inteligentes - direcionando os fluxos dos usuários, por exemplo, ou para melhorar a qualidade e a funcionalidade dos espaços atualmente subutilizados".
Os novos elementos do programa proporcionam a biblioteca componentes fundamentais para encarar futuros desafios, ao mesmo tempo em que complementam os espaços mais tradicionais do edifício, como as salas de leitura de Mapas, Periódicos e Genealogia; o Astor Hall; e a impressionate Rose Main Reading Room, recém inaugurada após dois anos de reforma.
"O masterplan se apoia neste histórico edifício e ícone da arquitetura da cidade de Nova Iorque", disse Elizabeth Leber, da Beyer Blinder Belle. "Estamos buscando introduzir clareza, facilidade de operação e acessibilidade, além de promover novos usos e programas, ao mesmo tempo em que qualifica seus recursos arquitetônicos mais significativos".
Além do projeto para o icônico Edifício Stephen A. Schwarzm, Mecanoo + Beyer Blinder Belle também são responsáveis pelo projeto de renovação da Mid-Manhattan Library, a maior unidade de empréstimo de livros da NYPL. Enquanto a reforma está em andamento, os volumes de empréstimo encontram-se disponíveis no Edifício Stephen A. Schwarzman. Assim que as obras sejam concluídas na Mid-Manhattan Library e os volumes tenham retornado para sua habitual biblioteca, Mecanoo + Beyer Blinder Belle promoverão um estudo adicional examinando possibilidades para este espaço de armazenamento de mais de 16 mil metros quadrados.
"A Biblioteca pretende, através deste estudo, avaliar todas as opções possíveis, com o objetivo principal de melhor servir os usuários que dependem dessa grande instituição que agora, aponta para o futuro", disse William Kelly, diretor de pesquisa da Andrew W. Mellon Library.
Saiba mais sobre o projeto em matéria do New York Times, aqui.