O Mercedes-Benz Stadium projetado pela HOK, é oficialmente o primeiro estádio dos EUA a receber a certificação LEED Platinum. A nova casa dos Atlanta Falcons, da National Football League NFL, obteve a maior pontuação LEED deste tipo de complexo esportivo com um total de 88 pontos.
Há muito mais a aprender com este estádio do que apenas observar este sistema exclusivo de cobertura retrátil. O complexo de 185 mil metros quadrados é um modelo sem precedentes de sustentabilidade e inovação. O impressionante projeto desenvolve soluções para minimizar o uso de água, iluminação artificial e energia elétrica.
"Estabelecemos como objetivo principal alcançar a maior classificação LEED possível porque era o melhor a se fazer por nossa cidade e pelo meio ambiente. Com essa conquista, temos uma nova e poderosa ferramenta para mostrar ao setor da construção civil e a todos nossos fãs que, construir de forma sustentável e responsável é possível em qualquer tipo de obra, tamanho e escala", disse Arthur Blanck, presidente e proprietário do Atlanta Falcons e Atlanta United.
O estádio usa 47% menos água do que padrão mínimo para este tipo construção devido a um sistema de gerenciamento de águas pluviais altamente eficiente, dispositivos elétricos de economia de água e infra-estrutura de conservação. O paisagismo comestível e um jardim de agricultura urbana promovem a produção local de alimentos e empregos na indústria culinária. Um espaço verde adjacente de mais de 50 mil metros quadrados proporciona não só área suficiente para estacionamento em dias de jogos e treinamentos, mas também para a realização de eventos comunitários em geral. Os 4.000 painéis fotovoltaicos instalados na cobertura produzem energia renovável suficiente para alimentar nove jogos do Atlanta Falcons ou 13 do Atlanta United. A implementação simultânea de todas essas estratégias de conservação resultará em uma economia considerável na operação do estádio ao longo de sua vida útil.
Até mesmo o deslocamento dos fãs em direção ao Mercedes-Benz Stadium considera a conservação de energia. Estações de aluguel de bicicletas e de carga EV para 48 carros elétricos, caminhos para pedestres além de 3 linhas de trem são responsáveis por conectar este espaço de encontro com a comunidade de Atlanta.
Arthur Blank e a equipe de projeto da HOK receberão a placa LEED Platinum do estádio em cerimônia a ser realizada em campo antes que os Falcons enfrentem os Buccaneers de Tampa Bay no próximo domingo 26 de novembro.
Correção: Este artigo dizia originalmente que o Mercedes-Benz Stadium era o primeiro estádio do mundo a ter a certificação LEED Platinum. O primeiro, de fato, foi o Estádio do Mineirão, projetado pelo BCMF Arquitetos no Brasil, que recebeu a certificação LEED Platinum em 2014. O Mercedes-Benz Stadium é, no entanto, o primeiro a receber o selo LEED Platinum nos Estados Unidos.