Neste outono, a Trienal da arquitetura de Oslo publicou uma chamada aberta para o projeto de curadoria, tema e conceito para sua sétima edição, que será realizada em 2019. Agora, foram anunciadas as cinco propostas finalistas selecionadas em 2017. Lendo rapidamente as biografias abaixo, será possível ter uma ideia da quantidade de trabalho multidisciplinar desenvolvido por cada uma das equipes selecionadas, compostas por arquitetos, curadores, escritores entre outros especialistas.
"Muitas das propostas se referem a importantes temas da atualidade, questões que não podem ser ignoradas em uma discussão relevante sobre o papel da arquitetura nos dias de hoje e no futuro", afirma o juri, composto por Nina Berre, Anne Beate Hovind, Pero Gadanho, Marianne Skjulhaug e Kjetil Traedal Thorsen.
Adrian Currie, Andre Dekker, Christiane Bürklein, Dominique Couchani, Herbert Wright e Zuzanna Skalka
Adrian Currie cria obras de arte arquitetônicas, de paisagens e cenários marinhos utilizando técnicas de aquarela, nanquim e técnicas digitais. Andre Dekker é artista e escritor, focado em arte pública e filosofias artísticas relacionadas a esfera pública. Christiane Burklein é especializada em assuntos de sustentabilidade social e ambiental, paisagismo e urbanismo com uma aptidão para as redes sociais. Herbert Wright é escritor em Londres, e desenvolve textos sobre arquitetura, urbanismo e arte.
Anna Bokov e Nina Edwards Anker
Anna Bokov é reconhecida tanto como arquiteta e urbanista quanto como teórica. Nina Edwards Anker, fundadora do NEA Studio de Nova Iorque, desenvolve projetos de arquitetura, interiores, paisagismo, mobiliário e design de produto com ênfase na sustentabilidade.
Brendan Cormier, FIG projects (Fabrizio Gallanti e Francisca Insulza) e Mabel O. Wilson
Brendan Cormier é escritor, curador, pesquisador e urbanista. O FIG Projects, fundada em 2003 em Santiago no Chile, é uma empresa interdisciplinar que trabalha entre os limites da arquitetura, urbanismo e artes visuais. O sócio da FIG Projects, Fabrizio Gallanti tem como objetivo fundir o projeto de arquitetura com as artes visuais, tendo trabalhado entre 1998 e 2004 como integrante do Gruppo A12. Mabel O. Wilson é especializada em projetos de arquitetura, arte e história, envolvendo a produção de instalações multimídia e projetos construídos. Juntos, Brendan Cormier, FIG Projects, e Mabel O. Wilson se juntaram para propor uma curadoria para a Trienal de Arquitetura de Oslo de 2019.
Dehlia Hannah, James Graham e Nadim Samman
Dehlia é uma pesquisadora, filósofa e curadora com base em Copenhague, e está desenvolvendo neste momento um trabalhando chamado "reflexões transdisciplinares sobre alterações climáticas" apresentado no bicentenário da crise climática de Tambora de 1815-18. James Graham traz para este grupo sua experiência em planejamento e preservação, juntamente com extensos escritos. Nadim Samman é curador, tendo participado da criação da 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza.
Interrobang Architecture & Engineering
A Interrobang é um escritório multidisciplinar de arquitetura e engenharia de Londres que combina brilhantes idéias com muito rigor técnico para realizar projetos estruturais astutos e inventivos. É através da sua relação interconectada entre arquitetura e engenharia que eles podem desafiar o status quo e construir soluções visionárias.