A ONG Peabiru Trabalhos Comunitários e Ambientais, composta por arquitetos, urbanistas e técnicos sociais voltados ao lado social da profissão, trabalha com habitação de interesse social, junto a movimentos de moradia, para promover habitação, melhorias habitacionais e regularização.
A partir de oficinas realizadas entre 2015 e 2016 em diferentes cidades do estado de São Paulo, a organização realizou um curta-metragem para expor os problemas reais que a o cenário da habitação enfrenta. Agora, seus esforços se concentram em levar esse filme de volta às comunidades onde foram foram gravadas as cenas, para promover eventos com música, cinema e debate entre os moradores de cada cidade.
Nesse sentido, a Peabiru lançou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Benfeitoria, com o objetivo de angariar a quantia necessária para levar às comunidades do Banhado (São José dos Campos), Paquetá (Santos) e Eldorado (Diadema) o filme que retrata suas situações habitacionais. Os recursos arrecadados serão gastos com aluguel de equipamentos de som e projeção, mobiliário, deslocamentos, alimentação e a produção.
De acordo com a organização, a proposta do filme é "afetar o espectador com um mergulho em realidades urbanas precárias e despertar um debate sobre caminhos de ação e resistência. Servir como fomentador de debates e processos de formação em comunidades e movimentos sociais acerca da realidade urbana atual e também instigar pessoas interessadas em atuar sobre esta questão, nos diversos campos de trabalho correlatos ou na militância social."
Para contribuir com a campanha, acesse a página do Benfeitoria.