- Área: 710 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Bieke Claessens
-
Fabricantes: Brunner, Dimplex, Koramic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Muito pouco foi feito para a camada exterior desta edificação no distrito de Pajote, na Bélgica, a sudoeste de Bruxelas. Ao examinar mais de perto, pode-se ver que uma grande janela quadrada foi adicionada, com uma abertura horizontal cortada em toda a fachada do maior volume. Essas novas aberturas são evidências de que uma certa quantidade de ajustes aconteceu com essas edificações angulares independentes que são um elemento familiar na paisagem, dando lugar à casa e ao escritório do proprietário, um veterinário e sua família.
Algumas dependências foram removidas, mas a maioria foi mantida. As fachadas de tijolos ásperas e as vigas anguladas não foram tratadas como defeitos, mas como detalhes que dão a essa arquitetura sua identidade. A fachada pode ser lida como as fases de desenvolvimento desta fazenda. O teto baixo foi levantado de modo que uma fileira extra de aberturas traga luz na sala de estar. Uma porta posterior existente é utilizada como janela, de modo a fornecer a vista para uma árvore antiga.
Muito pouco foi acrescentado: uma parede externa foi construída para fechar a edificação para a rua e criar um espaço diretamente relacionado ao um pátio. Não era simplesmente um caso de projetar edificações, mas juntar a moradia em um todo coeso. Como uma ilha em uma paisagem: uma paisagem permanentemente alterada pela passagem das estações.