Foi anunciado o resultado do concurso internacional de anteprojetos de arquitetura para o depósito externo de coleções do Museu Nacional de História Natural (MNHN) do Chile. Segundo os organizadores do concurso, o edifício concentrará depósitos, laboratórios e outras salas de processos associados à função científica do Museu, que cumpre com a função de armazenar e disponibilizar para pesquisa a mais extensa coleção de ciências da história natural do Chile.
O projeto será implantado em terrenos da Ciudad Parque Bicentenario (ex aeródromo Los Cerrillos, Santiago) em uma área de cerca de 3,2 hectares entregue em comodato pelo SERVIU Metropolitano para o desenvolvimento dessa iniciativa. O terreno conta com 3 hangares e outros edifícios de interesse a resgatar e valorizar.
Primeiro Lugar: Jarpa Spichiger Arquitectura
Coordenador de projeto: Osvaldo Spichiger Briones
Equipe de projeto: Pamela Jarpa, Daniela Jarpa
Engenharia civil estrutural: Pedro Bartolomé
Renderização: Andres Batlle
Memorial: Carolina Contreras
Extrato do memorial: O encargo é entendido como a organização de um conjunto de instalações que, contendo um programa de natureza principalmente científica e documental, adquirirão um papel importante na paisagem urbana de Santiago. Como conseqüência, as operações de reutilização e regeneração urbana, o depósito externo das coleções MNHN se tornará um elemento visual importante para o meio ambiente, incluindo uma dimensão pública de delicado controle. Essa complexidade exigirá "custódia", enquanto "expor" à comunidade o que será estudado e documentado em edifícios existentes e propostos.
À medida que uma fita se junta aos hangares preexistentes, a proposta consiste em um edifício linear que deixa dois pátios intersticiais entre eles e permite um segundo nível para os programas de laboratórios e escritórios. Para a extremidade sul, esta fita é dobrada e arremata com um edifício de acesso e administração, deixando uma cabeça que gera um terceiro pátio "público". É um fechamento turístico que permite abalar nos depósitos, nos pátios e na paisagem, construindo uma transição entre o público e o mais privado dos depósitos e laboratórios.
Segundo Lugar: Laura Signorelli + Stefano Rolla + Santiago Valdivieso
Coordenadora de projeto: Laura Signorelli
Equipe de projeto: Stefano Rolla, Santiago Valdivieso
Engenharia civil estrutural: Mauricio Ahumada
Terceiro Lugar: Beals Lyon Arquitectos
Equipo de projeto: Alejandro Beals, Loreto Lyon, Matteo Pallaoro, Leonardo Suárez, Benjamín Peralta, Matías Alarcón
Engenharia civil estrutural: Ricardo Gómez
Estruturas: Alberto Ramírez
Primeira menção honrosa: Esteban Ramírez
Coordenador de projrto: Esteban Ramírez
Equipe de projeto: Cristián Alviña, Javier Pérez
Engenharia civil estrutural: Óscar Burgos
Segunda menção honrosa: Martín Holmes
Equipe de projeto: Martin Holmes, Jonathan Holmes
Engenheiro calculista: Patricio Recabal
Colaborador: Esteban Guzmán
Terceira menção honrosa: Ricardo Rosenmann
Coordenador de projeto: Ricardo Rosenmann
Equipe de projeto: Estrella López, Fabian Nail, Teresita Bustamante, Constanza Araneda, Nelson Barría
Engenheiro Calculista: Gerardo Fercovic
Proposta gráfica: Angello Mercegue