Dande-lier - um pavilhão projetado para a orla de Marina Bay, em Singapura, usa tubos de PVC e guarda-chuvas translúcidos para formar uma cúpula recíproca - reimaginando itens cotidianos como componentes arquitetônicos. O resultado é um abrigo etéreo, referencial do guarda-chuva comum em Singapura e que se assemelha a um dente de leão visto de longe. À noite, o projeto se torna uma lanterna, iluminado em uma variedade de cores.
Projetado pelo Dr. Chong Keng Hua e Kang Fong Ing de COLOURS: Collectively Ours, em colaboração com Web Structures em estrutura recíproca e o Prof. Yuen no sistema de iluminação inteligente, Dande-lier foi projetado e fabricado para iLight Marina Bay 2017. iLight é um festival anual de luz que convida contribuidores e instalações de artistas de todo o mundo.
A estrutura consiste em sete camadas de módulos triangulares de tubos de PVC, que são inclinados e apoiados um no outro para construir a forma da cúpula. Os tubos, comumente usados na construção local, são mantidos unidos por braçadeiras de tubos de ferro galvanizado e aparafusados por uma fibra personalizada. O sistema torna o Dande-lier adaptável e facilmente implantável.
A camada dos módulos resulta em um envelope auto-portante e se assemelha a uma fachada semelhante a um ninho. A camada de guarda-chuvas translúcidos amarrados gera uma experiência de iluminação difusa e surreal no interior e oferece uma perspectiva alternativa do horizonte e do ambiente circundante.
Durante o dia, a cúpula fornece abrigo ao calor, com áreas de estar sombreadas ao redor das bordas e um furo no centro para permitir que o ar circule. Os tapetes de palha revestem as bordas, permitindo que os usuários experimentem o pavilhão de diferentes maneiras, movendo-se, sentando ou debruçando.
À noite, o pavilhão ganha vida. Enquanto durante o dia o pavilhão atua como um lugar de descanso, no escuro torna-se um destino, um esquema de iluminação em constante mudança, tornando-se uma adição vibrante ao passeio marítimo. A tecnologia de detecção de movimento dentro da cúpula desencadeia os efeitos de iluminação com base na quantidade de pessoas e seus locais. As luzes coloridas e as animações projetadas transformam o Dande-lier em um teatro e uma estrutura performativa.
Da equipe de projeto:
Através da tecnologia, o espaço público urbano agora pode responder dinamicamente aos comportamentos humanos e possivelmente atender a diversas comunidades no futuro.
Arquitetos: Colours: Collectively Ours
Coordenadores: Dr. Chong Keng Hua e Kang Fong Ing
Localização: Singapura
Ano: 2017
Área: 75 m²
Fotografias: Oddinary Studios
Outros Participantes: Prof. Yuen e Web Structures