O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) nomeou o escritório Snow Kreilich Architects, baseado na cidade de Minneapolis, como vencedor do Prêmio AIA Escritório de Arquitetura 2018. Trabalhando predominantemente no clima frio do norte dos Estados Unidos, o escritório utiliza materiais quentes e interiores repletos de luz para criar projetos arrojados focados em transformar a experiência humana.
Fundado por Julie Snow, batizando-o como Julie Snow Architects em 1995, o escritório mudou seu nome para Snow Kreilich Architects quando Matt Kreilich foi promovido como sócio em 2014. Desde a sua criação, a empresa prioriza a diversidade entre seus funcionários. Atualmente, mais de 50% dos membros são mulheres, promovendo uma cultura única de perspectivas de colaboração.
Em seus 22 anos de história, o escritório concluiu projetos em uma ampla gama de escalas, desde um estádio no centro de Minneapolis até uma série de casas unifamiliares. Embora cada projeto seja abordado em resposta à suas próprias exigências programáticas e contextuais, todos estão vinculados por uma missão unificadora à elevar a experiência de seus usuários.
"Muito disso é feito exercitando restrições, eliminando excessos em favor de formas simples que se comunicam à riqueza material e refinamento tectônico", explica o Instituto Americano de Arquitetos em seu anúncio.
Aos principais projetos concluídos pelo escritório incluem-se os portos de entrada ao Departamento da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA em Maine e Minnesota (2010, 2013); o Edifício de apartamentos Brunsfield North Loop em Minneapolis (2014); e, mais recentemente, os Lofts no Mayo Park (2017).
"Esta é uma arquitetura de uso e conveniência, permanência e beleza, profundamente enraizada em seu território e construída por materiais coreografados de forma emotiva, junto à qualidades poéticas que movem-nos profundamente", escreveu Marlon Blackwell, em carta que apoia a nomeação dos arquitetos do Snow Kreilich ao Prêmio Escritório de Arquitetura 2018. "Seu campo de trabalho se distingue por uma restrita elegância formal e mínima e refinada sensibilidade tectônica , evitando os excessos nostálgicos e tecnológicos de nossa disciplina. Na verdade, vêem a arquitetura como uma prática material e ato cultural nascido de um sensual pragmatismo".
Além do compromisso pelo horário comercial e um saudável equilíbrio entre o trabalho e a vida, o Snow Kreilich Architects têm alcançado a comunidade e o trabalho extra em uma fundamental iniciativa da empresa. Em 2017, o escritório forneceu US$ 120 mil dólares em serviços extra aos estabelecimentos, incluindo a Kibera Girls Soccer Academy no Quênia e o Leatherback Trust na Costa Rica, enquanto muitos funcionários do estúdio desempenham papéis ativos nas escolas locais de arquitetura.
"O que acho tão admirável sobre o Snow Kreilich é a clareza e a resolução de seu trabalho, independentemente da escala ou nível de complexidade" disse Steve Dumez, em carta de apoio à nomeação do escritório. "Sua arquitetura está imbuída de poderosa e profunda integridade e economia. Esta cuidadosa e colaborativa busca de soluções que já são pragmáticas, ambientalmente sensíveis e conduzidas ao contexto, exemplifica a singular abordagem do escritório, representando as mais altas aspirações da arquitetura americana".
Concedido anualmente, o Prêmio AIA de Escritório de Arquitetura é a maior honraria concedida pelo Instituto Americano de Arquitetos aos escritórios de arquitetura. O prêmio reconhece a prática que "consistentemente tem produzido arquitetura em destaque nos últimos 10 anos".
Snow Kreilich Architects é o 55º destinário do Prêmio AIA Escritório de Arquitetura. Aos vencedores do prêmio incluem Leddy Maytum Stacy Architects (2017), LMN Architects (2016), Ehrlich Architects (2015), Eskew + Dumez + Ripple (2014), Tod Williams Billie Tsien Architects (2013), VJAA (2012), Lake| Flato (2004), Gensler (2000), Perkins & Will (1999), Bohlin Cywinski Jackson (1994), e Skidmore, Owings & Merrill (1962).