Dois meses após a inauguração do MPavilion 2017 em Melbourne, os arquitetos Rem Koolhaas e David Gianotten do OMA, responsáveis pelo pavilhão, retornam ao local para discutir o processo de projeto e as reações causadas pela estrutura.
"A abertura teve muitas obrigações formais e muitas homenagens, e isso foi emocionante", disse Koolhaas sobre a inauguração dos eventos no pavilhão. "Mas, francamente, o mais emocionante foi esta manhã, quando a estrutura foi ocupada de modo maravilhosamente espontâneo, servindo de palco para levantar muitos problemas e, desde o primeiro segundo, abrigar uma discussão realmente animada sobre toda uma série de questões. E é exatamente isso que pretendíamos."
O MPavilion também anunciou uma série de instalações temporárias que ocuparão o espaço nos próximos meses, incluindo um projeto orientado para a famílias concebido pelo OMA. Intitulada Swings, a instalação da OMA instala nove assentos suspensos ao centro do MPavilion, permitindo que os visitantes interajam com a estrutura de uma nova maneira. Os balanços também serão acesos à noite, dando ao pavilhão um novo brilho após o entardecer.
Swings permanecerá aberta de 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Após Swings será a vez da instalação Foamy feeling, um conjunto de peças de mobiliário site-specific projetadas pela dupla londrina Soft Baroque. Inspirados no projeto do pavilhão, os móveis serão fabricados a partir de uma série de membranas cheias de espuma macia e expansível de poliuretano. Essas peças permanecerão nas escadas do pavilhão de 15 a 21 de janeiro.
A última instalação, do estúdio Tin&Ed, se chama Inflatable Future. Segundo o MPavilion, essas esculturas infláveis "combinam a alegria de brinquedos infláveis infantis com obras escultóricas encorajadoras, incentivando as crianças a enfrentarem o desconhecido e usarem a brincadeira como forma de se envolver com ideias de espaço, tecnologia e futuro. Inflatable Future permanecerá no pavilhão de 8 de janeiro a 4 de fevereiro.
Via MPavilion
MPavilion 2017 projetado pelo OMA é inaugurado em Melbourne
O MPavilion de 2017, projetado por Rem Koolhaas e David Gianotten, do OMA, abriu ao público no Queen Victoria Gardens de Melbourne. Inspirado no desenho de anfiteatros antigos e incorporado a uma paisagem elevada repleta de vegetação nativa, o projeto é o primeiro do OMA a ser concluído na Austrália.