Foram paralisadas as obras do novo Santuário Nacional de São Nicolau, projetado por Santiago Calatrava no World Trade Center, devido ao atraso dos pagamentos da igreja à construtora Skanska, responsável pela execução das obras.
Conforme publicação do Pappas Post durante a semana passada, a construtora distribuiu uma série de cartas aos seus subcontratados, informando-os da recisão contratual devido à falta de pagamento pela Arquidiocese. Na carta, a Skanska solicita que todos os subcontratados interrompam os trabalhos e retirem todas as ferramentas e materiais do local para não correr o risco de perde-los.
Uma segunda declaração por parte da Skanska confirmou o encerramento das obras e acrescentou que "a empresa permanecerá disponível a Arquidiocese enquanto avaliam as opções de como proceder com as obras".
"Devido aos contínuos percalços financeiros que a Arquidiocese Ortodoxa Grega da América vem enfrentando, a Skanska lamenta a interrupção dos trabalhos na construção da Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau e do Santuário Nacional no World Trade Center", conforme comunicado à imprensa.
"Temos orgulho de ter trabalhado por muitos anos nas obras do World Trade Center, desde a construção das duas torres, há mais de cinquenta anos, até as obras do recentemente concluído "Oculus". Este lugar é muito importante para nós da Skanska - assim como é para muitas pessoas - estivemos trabalhando junto com a Arquidiocese durante essa fase de dificuldades financeiras e até mesmo durante às recentes faltas de pagamento, discutindo alternativas enquanto as obras do Santuário ainda estavam em andamento".
No início deste ano, o Pappas Post revelou "má gestão financeira e gastos sem limites" da Arquidiocese Ortodoxa Grega da América que precisou relocar uma série de fundos específicos (incluindo os do Santuário Nacional) para pagar as despesas do dia-a-dia, custos de viagens entre outros gastos administrativos.
Em resposta, a Arquidiocese contratou um novo gestor para presidir o comitê financeiro da igreja e contratou uma auditoria. A igreja também está planejando contar com um comitê especial, que deverá indicar os possíveis caminhos para dar continuidade à construção do Santuário Nacional.
Projetado para substituir a capela destruída durante os ataques de 11 de setembro, o Santuário Nacional está implantado em um terreno pertencente às Autoridades Portuárias de Nova York e Nova Jersey, o qual é alugado à igreja pela quantia simbólica de um dólar por ano.
Via Commercial Observer, Pappas Post
Calatrava's St. Nicholas National Shrine at the World Trade Center Tops Out
The Santiago Calatrava-designed St. Nicholas National Shrine at the World Trade Center has topped out, and capped with a temporary, six-foot-tall cross. The Byzantine-styled structure was envisioned by Calatrava in 2013 as a non-denominational spiritual center to replace the original St. Nicholas Greek Orthodox Church, located at 155 Cedar Street, which was destroyed on 9/11.