- Área: 282 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Stijn Vereeken
-
Fabricantes: Boss paints, Verolift
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto DELTA está localizado em um lote triangular aparentemente perdido e incomum em Tielt, mas na realidade está muito bem orientado do ponto de vista comercial. O edifício confronta um cruzamento movimentado e graças a uma área verde, dominada por um charmoso e solitário carvalho, há espaço suficiente de respiro para considerar o projeto em sua totalidade.
Com o objetivo de criar uma conexão com o cruzamento e o grande carvalho, o edifício foi projetado como uma composição dinâmica de superfícies verticais brancas separadas entre si pelo vidro e o trabalho em serralheira contrastante. Devido à configuração oblíqua do projeto frente ao cruzamento, o edifício parece girar ao redor do carvalho, o que reforça seu dinamismo. As superfícies verticais distribuídas propositalmente permitem que as demais áreas do lote triangular se transformem em uma extensão dos espaços internos e funcionem como pátios ou espaços abertos.
A inspiração na "Verticalidade Abstrata" de Luc Peire é evidente: as linhas se transformam em superfícies e as superfícies se transformam em linhas, de forma que a arquitetura do projeto se apresenta como uma escultura tridimensional.
O expressivo trabalho de serralheira dos caixilhos e parapeitos das janelas remonta ao refinamento artesanal do Art-Deco e sutilmente se refere à forja decorativa do avô do arquiteto.
Devido a sua localização comercial, o projeto se apresenta como um edifício de escritórios e compreende quatro entidades. O térreo abriga um escritório de arquitetura com uma entrada independente. A escada central conduz a outros três andares. Um segundo escritório está localizado no térreo. Os outros dois pavimentos podem ser organizados como escritórios ou como um apartamento particular.
As superfícies verticais não revelam o que acontece no interior do edifício, apenas a serralheria metálica no topo do edifício da uma pista. O volume de vidro é rodeado de aço sólido manipulado e oferece várias possibilidades de vistas para dentro. O volume de aço minimalista descansa sobre uma base, rodeada por metal, que guia o visitante para a entrada coberta. O visitante é imediatamente surpreendido pela forte perspectiva e pela possibilidade de olhar através do edifício para pátio. Essa é a razão pela qual os finos degraus da escada central foram feitos de aço sólido. A circulação nas escadas se organiza ao redor de uma parede vertical destacada pela possibilidade de olhar através das persianas verticais.
As poderosas linhas no exterior também pode ser experimentadas no interior, nos nichos de luz colocados na cobertura e no desenho do mobiliário sob medida. Efeitos espelho e as oportunidades de olhar através do edifício reforçam a perspectiva. A decoração interna é composta de pisos de parquet, mármore e carvalho escovado, persianas verticais cinza escuro, etc. em cores naturais e atemporais. Os materiais foram cuidadosamente escolhidos para garantir que o interior e o exterior fossem coerentes entre si.