A Fundación la Caixa, da Espanha, selecionou nove escritórios de arquitetura para o concurso fechado de projeto para o novo CaixaForum, que será construído em Valência
Assim como ocorreu com o CaixaForum de Sevilha, localizado no interior das instalações da Torre de Sevilla, o novo centro cultural previsto para Velência seguirá a mesma estratégia e será construído no interior do edifício Ágora da Cidade das Artes e Ciências, projetado por Santiago Calatrava.
Sem dúvida, o grande desafio do projeto será elaborar uma proposta museográfica de aproximadamente seis mil metros quadrados que possa se adaptar ao interior de um edifício de características espaciais nada convencionais. A seguir, apresentamos os escritórios confirmados para o concurso.
Enric Ruiz-Geli
Rondon Arquitectos
Mias Architects
Erre Arquitectura
Ramón Esteve
Sanahuja & Partners
Nas próximas semanas será divulgada a proposta vencedora do concurso para o novo equipamento cultural. As obras têm início previsto para o primeiro trimestre de 2018, e 2020 é o prazo para a inauguração do CaixaForum Valencia.
Atualização: A versão original deste artigo afirmava que eram sete os escritórios selecionados, segundo maios de comunicação espanhóis. A Fundación Bancaria "la Caixa" afirma, no entanto, que são nove os selecionados, mas não dá mais detalhes sobre eles.
Via Valenciaplaza, ABC.
Centro Cultural CaixaForum - Sevilha / Vázquez Consuegra
27 Marcos Vázquez Consuegra, Ignacio Gonzalez Juan José Baena (coordenador), Eduardo Melero, Alberto Brunello, Martina Pozzi, Álvaro Luna, Patricia Fraile (mobiliário) Engenheiros Consultoria Cenário Assessora Metalurgia Carlos Coronado, Maria Dolores Casado e Idom Sinalização G-Metal and Estudio Vázquez Consuegra Mais informações Menos informações Descrição enviada pela equipe de projeto.