![](https://images.adsttc.com/media/images/5a38/f7e9/b22e/3815/9100/0026/newsletter/copyright_laurianghinitoiu_serpentine_kere_(37_of_41).jpg?1513682915)
Um mês após o encerramento de seu programa, o elogiado Serpentine Pavilion de Francis Kéré será transportado para seu lar permanente, do outro lado do mundo.
Segundo o jornal The Star, a estrutura foi comprada pela Ilham Gallery, com sede em Kuala Lumpur, que está agora procurando um local permanente para o pavilhão.
"Graças a uma generosa doação de um grupo de filantropos, a Ilham Gallery tem agora um prestigiado projeto arquitetônico em sua coleção" comentou o diretor da galeria, Rahel Joseph.
"Foi uma notícia surpreendente e muito bem vinda sermos os novos guardiões dessa empolgante obra."
Embora a localização exata do pavilhão ainda não foi determinada, a Ilham Gallery atualmente possui duas instalações permanentes - a Divina Proportione, do artista chinês Ai Weiwei, e Breast Stupa Topiary, do artista tailandês Pinaree Sanpitak - ambas localizadas na entrada da Ilham Tower.
"Ele é muito grande para a Ilham [Tower] e queremos colocá-lo em um espaço público para que todos possam desfrutar. Estamos procurando um lugar em Klang Valley", disse Joseph.
A estrutura segue a tradição dos Serpentine Pavilions, que são levados para outros locais do mundo. A estrutura do ano passado, projetada por BIG, foi transferida para Vancouver. Outros exemplos disso incluem o projeto de 2007 de Zaha Hadid, reconstruído na Chatsworth House em Derbyshire, na Inglaterra, e o pavilhão de 2002 de Toyo Ito / Cecil Balmond, que agora funciona como um restaurante à beira-mar no hotel de luxo Le Beauvallon, em Côte d'Azur, na França. Alguns pavilhões também foram comprados por proprietários privados.
Via The Star.