A empresa britânica Allies and Morrison foi selecionada como vencedora de uma competição internacional para "restaurar, reimaginar e reconstruir" a histórica mansão Clandon Park em Surrey, na Inglaterra, trazendo o imóvel do Parque Nacional de volta à vida depois de ter sido gravemente danificado pelo fogo em 2015.
Selecionado de uma lista restrita de estrelas, a proposta de Allies e Morrison foi elogiada pelo júri por sua abordagem audaciosa e equilibrada e sua capacidade de "respeitar a qualidade e o caráter da mansão em seu cenário histórico". O júri considerou clara e profunda a proposta, enquanto fornece um nível adequado de drama e emoção.
"Encontrar o arquiteto certo para restaurar o Clandon Park é um marco muito significativo na história do Clandon Park", disse Sandy Nairne CBE FSA, Fiduciária do National Trust, ex-diretor da National Portrait Gallery e presidente do júri. "O fato de muitos terem Clandon perto de seus corações tem estado em nossas mentes quando pensamos em seu futuro. A seleção unânime de Allies e Morrison resultou de sua sensível resposta ao briefing, que coincide com o compromisso do National Trust de fazer o que é melhor para a mansão, seus interiores sobreviventes e a propriedade mais ampla".
"Nossa abordagem é sobre o equilíbrio; reestruturando meticulosamente os espaços historicamente significativos, enquanto outros exploram o caráter extraordinário das maciças paredes de tijolos ", comentou Paul Appleton, sócio dos Allies and Morrison. "Novos andares e tetos são encaixados nesta matriz robusta para reordenar e redefinir, mas apenas tanto quanto é necessário para criar espaços atemporais sem apagar as marcas do tempo. De um Salão de Mármore restaurado, através da série de grandes salas no piso principal, para um novo espaço crescente que liga o piso inferior a um novo terraço, cada elemento desempenha sua própria parte. "
"É difícil imaginar um projeto arquitetônico que atenda mais diretamente à questão de como respondemos ao nosso patrimônio", continuou Appleton. "Nos sentimos enormemente privilegiados em trabalhar com o National Trust para revelar a história que Clandon Park tem que contar e começar, juntos, a tecer planos para o seu futuro em torno da evidência extraordinária de seu passado".
Allies and Morrison trabalharão agora em estreita colaboração com o National Trust para desenvolver o conceito proposto em um projeto final. Os arquitetos convidaram o colega finalista Purcell para se juntar como arquiteto de conservação, com o engenheiro estrutural Price & Myers e o engenheiro de serviços Max Fordham. Um arquiteto paisagista será selecionado após o desenvolvimento do projeto.
A competição foi organizada pela Malcolm Reading Consultants. Encontre todas as propostas selecionadas aqui.
Para mais informações, visite www.nationaltrust.org.uk/clandon-park.