Este ano, o escritório Richard Meier & Partners deverá inaugurar quatro novos projetos internacionais. Estes edifícios de uso misto foram concebidos como volumes transparentes que fazem uso da luz e da sombra como importantes elementos projetuais, além de responderem especificamente a seus respectivos contextos urbanos.
Vitrvm
Bogotá, Colômbia
22,000 metros quadrados
Durante o próximo ano, Richard Meier & Partners irá inaugurar 37 novos condomínios em Bogotá, com duas torres de 13 pavimentos completamente abertas às vistas da cidade e rodeadas pelas montanhas e pelos jardins do Parque Chico. Este será o segundo projeto de Richard Meier na América do Sul, após o edifício Leblon Offices, concluído em 2016 no Rio de Janeiro.
A obliquidade do terreno onde o Vitrvm está implantado possui seus limites definidos por importantes elementos urbanos - uma das principais avenidas de Bogotá, a Carrera 7 e o monte do Seminário Mayor. A primeira torre reflete o ângulo das vias de acesso em sua forma prismática. A segunda é constituída de dois planos que se traduzem em uma forma mais retangular. As torres foram concebidas a partir de suas funções programáticas, bem como do contexto urbano onde estão inseridas. Os moradores poderão desfrutar de amenidades como duas coberturas acessíveis, um lounge, sala de mídias, espaços para crianças, academia e piscina coberta.
Torre Cuarzo em Reforma
Cidade do México, México
120,155 metros quadrados
Em sua primeira vez no México, Richard Meier desenvolveu ueste projeto em conjunto com os profissionais locais do escritório Diametro Arquitectos. Como o próprio nome sugere, as duas torres estão localizadas no Paseo de la Reforma, importante avenida da Cidade do México; uma das principal vias comerciais da cidade. A torre de uso misto de 40 pavimentos possui um vazio central que permite a iluminação natural ao longo do dia e um espaço aberto entre as áreas de escritórios, lojas, restaurantes, academias de ginástica, além da área de estacionamento. Ao lado, uma torre menor abrigará um hotel. Simples e arrojado, o projeto cria uma relação dinâmica entre ambos os edifícios, a sua estrutura e o tecido urbano existente. Assim como a Vitrvm, a Torre Cuarzo está programada para ser inaugurada no início do próximo ano.
Sede da Engel & Völkers e edifício residencial
Hamburgo, Alemanha
34,740 metros quadrados
Enquanto isso na Alemanha, espera-se que a nova sede da Engel & Völkers e o edifício residencial projetado por Richard Meier & Partners sejam inaugurados até o final de 2018. Localizado em Hamburgo, este projeto se utiliza da transparência e da luz natural para criar diferentes ambientes e níveis de privacidade entre suas diversas funções programáticas. A envoltória externa é contínua, ao mesmo tempo que se adapta às funções internas do edifício. Um edifício residencial, uma academia de ginástica, escritórios e espaços comerciais estão distribuídos em torno de um pátio central que atua como uma espécie de sala de estar urbana. A arquitetura segue as mais rigorosas diretrizes de sustentabilidade obrigatórias no distrito HafenCity de Hamburgo.
Edifício residencial CDC Xin-Yi
Taipei, Taiwan
27,733 metros quadrados
Ainda que seja um propriedade particular, a Torre CDC Xin-Yi disponibilizará todo o espaço do térreo para o uso público. A praça arborizada abrigará esculturas criadas por diversos artistas internacionais. Implantada junto à rodovia Xin-Yi, este edifício de Richard Meier & Partners também se utiliza da luz e da transparência como elementos fundamentais de projeto. Um volume mais sólido ao norte contrasta com o volume mais transparente ao sul. Os espaços de serviço e o núcleo rígido ocupam o volume mais opaco, enquanto os espaços de convívio, naturalmente mais iluminados, ocupam a estrutura mais leve. A geometria vertical e horizontal do edifício toma partido do contexto urbano de Taipei.