A Apple divulgou a proposta de sua mais nova loja, localizada na Federation Square de Melbourne. Resultado de uma parceria entre a empresa e o governo do Estado de Victoria, a loja é vista como um recurso compartilhado que aumentará a quantidade de espaço público na praça e oferecerá programas diários para "inspirar e educar a comunidade".
Para o projeto, a Apple recorreu novamente ao escritório Foster + Partners, responsável por muitas das estruturas mais inovadoras da empresa de tecnologia nos últimos anos, incluindo a Apple Michigan Avenue em Chicago, o Apple Dubai Mall, as próximas lojas em Milão e Washington DC, e a nova sede corporativa da empresa, o Apple Park.
Localizada na margem sul do terreno ao longo do rio Yarra, a Praça da Federação da Apple será uma estrutura de dois pavimentos com as paredes de vidro, pavimentação de pedra e colunas de aço inoxidável. Uma varanda circundante no segundo andar oferecerá vistas da cidade e da praça, ao passo que o projeto paisagístico organizado em terraços ao redor do edifício conectará o edifício ao rio. A loja também será abastecida inteiramente por energia renovável.
Indicada pela Apple como a "loja mais importante da empresa no hemisfério sul", o projeto faz parte de uma estratégia mais ampla do governo para reanimar a Federation Square, projetada por Lab Architecture Studio, Karres en Marcas Arquitetônicas de Paisagens e Bates Smart e concluída em 2002.
As primeiras reações ao projeto foram diversas, com alguns expressando preocupação com a introdução de um programa comercial em um espaço público. No entanto, devido à parceria com as autoridades, o projeto já passou na primeira etapa da aprovação do comitê de planejamento.
"Estamos entusiasmados em avançar no processo de planejamento para a nosso novo lar na Federation Square de Melbourne e teremos a honra de chamar as galerias e os museus de Melbourne de nossos vizinhos", disse Angela Ahrendts, vice-presidente sênior da Apple Retail. "A Apple Federation Square respeita a visão original da praça, com uma ideia de projeto personalizado e paisagismo extensivo, trazendo mais oportunidades para que a comunidade aproveite este importante centro cultural."
A construção tem início previsto para 2019 e deve ser concluída em 2020.
Via Apple, The Guardian