No foyer de sua sede em Londres, o escritório de arquitetura Allies e Morrison exibe "Archiflakes", uma série de flocos de neve inspirados nas plantas de edifícios famosos. Desenvolvido pela arquiteta e funcionária Maria Spada, a série foi o resultado de um concurso interno para projetar a decoração de festas do escritório.
Assim como a série de cartazes da KOSMOS Architects do ano passado, Archiflakes estabelece uma conexão entre padrões únicos e delicados de flocos de neve e o aspecto gráfico das plantas de arquitetura.
Os flocos de neve foram criados adaptando as plantas de edifícios sugeridos por outros funcionários, construídos nos países em que nasceram. Os edifícios selecionados como parte da série incluem projetos mundialmente famosos, como as cúpulas geodésicas de Buckminster Fuller e o arranha-céu na Friedrichstrasse de Mies van der Rohe, além de estruturas menos conhecidas dos arredores de Londres.
Além dos flocos em grande escala que pendem do teto da sede de Allies e Morrison, o escritório disponibilizou para venda pequenos exemplares de flocos de neve feitos com cortadora a laser para arrecadar dinheiro para o fundo de caridade Destiny Children, que atualmente está construindo um refeitório em Mombasa, no Quênia, para complementar um projeto feito pela Allies e Morrison junto da Arup.
Traçados urbanos utópicos reimaginados como flocos de neve
Muito semelhantes a flocos de neve, os traçados urbanos mais belos são únicos e consistem em complexas relações geométricas. Nesse espírito, o escritório KOSMOS Architects criou uma série de gráficos planimétricos de alguns dos mais notáveis traçados urbanos do mundo em comemoração ao Ano Novo.