A New York Magazine perguntou a alguns renomados arquitetos de Nova Iorque como eles fariam para melhorar a cidade e salvá-la das mudanças climáticas. Veja, a seguir, as respostas.
Enquanto Mark Foster Gage sonha em aterrar o East River com espaços verdes, Charles Renfro vislumbra “uma rede urbana de parques nas coberturas”, inspirado por seu próprio trabalho no High Line. Os espaços verdes não apenas absorveriam a água pluvial e o calor, mas por serem elevados, não sofreriam com inundações.
Muitos arquitetos mostram ideias mais abrangentes de conexão ou integração. Bonetti/Kozerski Architecture visa proteger os ciclistas de Nova Iorque, integrando o sistema de bicicletas públicas com uma ciclovia elevada chamada "El Bike Lanes". Já o plano de Norman Foster envolve a extensão do Madison Square Park em uma série de "ilhas livres de trânsito".
Rafael Viñoly repensa todo o plano de ruas de Nova Iorque como uma "matriz de padrões de circulação elevados". Por outro lado, Oana Stanescu and Dong-Ping Wong pensam em arranha-céus, argumentando que o skyline de Nova Iorque deveria ser um lugar para todos, não apenas nos mais ricos.
De Mark Foster Gage a Rafael de Cárdenas, David Rockwell entre outros; os arquitetos têm muitas ideias para Nova Iorque. As hipóteses são, muitas vezes, insanas - mas podem funcionar.
Saiba mais sobre os planos desses e outros arquitetos na New York Magazine.