Acaba de ser apresentado o projeto daquele que deverá ser o maior edifício de madeira já construído no mundo. Localizado em Veldhoven, zona metropolitana de Eindhoven na Holanda, o edifício será conhecido como "the Dutch Mountains". Concebido em parceria por uma equipe multidisciplinar composta por empresas de tecnologia, prestadores de serviços, arquitetos e construtores, o edifício altamente tecnológico, deverá abrigar um programa de uso misto para residentes e visitantes.
Situado dentro do parque industrial "De Run", o projeto foi desenvolvido por uma equipe que inclui o BLOC, o Studio Marco Vermeulen e o Urban XChange; os parceiros do projeto são a Asito, a Beveco, a Dell-EMC, a Heyday, a Spie e a Strukton; além das empresa Arup e Off Road Innovations.
O complexo edifício foi concebido para ser completamente auto-suficiente, com seus próprios sistemas fechados e autônomos de energia e água. Como toda a estrutura principal do edifício será construída em material, o edifício também terá uma pegada de carbono baixíssima.
The Dutch Montains foi pensado como um "sistema de serviço completo", o que significa que toda a infra-estrutura necessária para seu uso e operação seriam fornecidos pelos seus próprios sistemas internos. Auditórios, espaços comerciais, serviços públicos além de um hotel poderiam ocupar o edifício o qual, proporcionaria toda a energia necessária para a realização de suas atividades.
O edifício também é flexível o bastante para adaptar-se de acordo com as últimas novidades tecnologias, podendo aumentar ainda mais a sua eficiência ao longo do tempo. Por exemplo, a fachada possui um sistema de produção de energia fotovoltáica que utiliza as últimas tecnologias acessíveis no mercado atualmente - quando um sistema mais eficiente posteriormente for desenvolvido e estiver disponível comercialmente, ele poderá ser adaptado e substituir o antigo sistema, que por sua vez, poderá ser reciclado ou reutilizado em outro edifício. Dados de seus usuários serão constantemente monitorados de modo a otimizar o uso dos seus espaços e adapta-los ao longo do tempo.
Os criadores do projeto acreditam que o "The Dutch Montains" possa desencadear uma grande transformação na área do De Run, conforme sugerido pelo masterplan desenvolvido pela prefeitura de Veldhoven.