A torre de purificação de ar de 100 metros de altura construída na cidade de Xi'an na China - considerada o maior purificador de ar do mundo - melhorou consideravelmente a qualidade do ar da cidade, como sugerem os dados que estão sendo avaliados desde o início de sua operação.
Segundo pesquisadores do Institute of Earth Environment da Academia Chinesa de Ciências, a estrutura é capaz de filtrar até 10 milhões de metros cúbicos de ar por dia. Uma área de observação de 10 quilômetros quadrados está sendo monitorada. Os níveis de smog foram reduzidos à níveis moderados, até mesmo nos piores dias, uma considerável melhora em relação às péssimas condições as quais a cidade tem sido submetida ao longo dos últimos anos.
O ar poluído da atmosfera é atraído para a torre através de uma série de estufas que envolvem a base da torre e são aquecidas por energia solar. Este ar aquecido é lançado através da torre passando por uma série de filtros de depuração antes de ser liberado novamente na atmosfera. Como na China a energia elétrica provem principalmente de usinas à base de carvão mineral, este sistema de filtragem foi inteligentemente concebido para prescindir de energia elétrica na sua operação.
O projeto da torre de Xi'an foi apresentado em 2015 como um protótipo de um sistema muito maior que os pesquisadores esperam implementar em outras cidades chinesas em um futuro próximo. A maior torre alcançará até 500 metros de altura com um diâmetro de até 200 metros e estufas cobrindo uma área de quase 30 quilômetros quadrados. Acredita-se que um sistema deste tipo seja suficientemente poderoso para filtrar e purificar praticamente todo ar de uma pequena cidade.
Saiba mais sobre o projeto, aqui.
Via South China Morning Post