O prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, apresentou as cifras da Bienal de Arquitetura de Chicago de 2017, encerrada no domingo, 7 de janeiro, após quatro meses de exposições e atividades.
A segunda edição do evento, dirigida pelos curadores Sharon Johnston e Mark Lee, conseguiu cumprir a difícil meta de alcançar os números da edição inaugural, recebendo 554.866 visitantes de todo o mundo.
"A segunda Bienal de Arquitetura de Chicago reforçou a reputação da cidade como vanguarda da inovação em arquitetura, arte e design no cenário nacional e internacional", disse o prefeito Emanuel. "Chicago é naturalmente adequada para hospedar um evento arquitetônico desta escala, e quero agradecer a todos os arquitetos, organizadores e cidadãos que fizeram deste um tremendo sucesso cultural, educacional e econômico para a nossa cidade."
Intitulada Make New History, a edição de 2017 apresentou instalações e performances de 140 arquitetos e designers de 20 países, ativando importantes espaços culturais em toda a cidade. Os principais centros da Bienal, incluindo o Chicago Cultural Center e a City Gallery na histórica Water Tower, receberam 290.834 visitantes durante a exposição, um aumento de 8% em relação a 2015. Além disso, 264.032 pessoas visitaram espaços satélites espalhados por toda a cidade.
"Mark Lee e eu ficamos honrados em participar como diretores artísticos da segunda edição da Bienal da Arquitetura de Chicago e ter a chance de permitir que artistas e arquitetos de todo o mundo abordem o tema Make New History, comentou Johnston. "Nos sentimos incrivelmente afortunados de ter experimentado a Bienal como participantes na edição de 2015 e como diretores artísticos nesta edição."
"Neste ano transformador para a nosso escritório, tem sido incrivelmente significativo nos envolvermos com arquitetos e artistas de todo o mundo em questões de história e arquitetura como práticas evolutivas", acrescentou Lee. "A recepção entusiasmada que recebeu a Bienal e sua aprovação pelo público em geral confirmam que nossa pesquisa estabeleceu um diálogo significativo e de longo alcance que reverberará no futuro".
O prefeito Emanuel e o presidente da Bienal de Arquitetura de Chicago, Jack Guthman, também anunciaram as datas para a terceira edição do evento. A Bienal 2019 será realizada de 19 de setembro de 2019 a 5 de janeiro de 2020.
Veja nossa cobertura da Bienal de Arquitetura de Chicago 2017 a seguir:
Bienal De Arquitetura De Chicago | Tag | ArchDaily Brasil
Explore as últimas notícias e projetos relacionados com bienal-de-arquitetura-de-chicago, apenas no ArchDaily
Via Chicago Architecture Biennial